O formato da Gincana permitiu que os alunos apresentassem seus conhecimentos sobre a História de Pitangui e da região, atualidades e, principalmente, sobre conhecimento Cooperativista.

Sicoob Credpit - Gincana do Cooperativismo nas Escolas Públicas (48)

Dentro do Projeto de DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO NA ESCOLA, o Sicoob Credpit realizou a primeira Gincana do Cooperativismo nas Escolas Públicas, no último dia 11 de novembro no ginásio poliesportivo de Pitangui. Um evento que objetivou:

• Criar uma relação cooperativista entre as escolas participantes do projeto;

• Valorizar os destaques das escolas permitindo um reconhecimento de suas competências, habilidades e ações com o corpo docente;

• Possibilitar o crescimento e desenvolvimento das pessoas enquanto equipes, do corpo docente, discente e comunidade escolar;

• Desenvolver o espírito cooperativista nas escolas, além de fortalecer a cultura cooperativista em nossa sociedade.

Participaram 7 das 9 escolas envolvidas no projeto, abrangendo as escolas estaduais de Pitangui, de Bom Jesus do Oeste e a escola municipal de Santana da Prata, do município de Conceição do Pará.

O formato da Gincana permitiu que os alunos apresentassem seus conhecimentos sobre a História de Pitangui e da região, atualidades e, principalmente, sobre conhecimento Cooperativista. Além disso, permitiu que cada escola apresentasse um talento (um aluno ou um grupo de alunos com alguma habilidade em qualquer tipo de arte, cultura ou conhecimento). E, finalmente, cada escola apresentou qual a aplicabilidade do Programa 5S na sua escola.

Essas seis tarefas foram medidas e avaliadas por uma comissão julgadora e criou-se uma forma de pontuação em que a escola que conseguisse obter maior número de pontos fosse considerada a Escola Campeã.

O sucesso dessa gincana pode ser medido pelo comprometimento dos alunos, superando desafios, depositando garra e espírito de equipe para a execução das tarefas, motivados pela participação efetiva dos demais alunos, professores, diretoras e funcionários das escolas.

Sicoob Credpit - Gincana do Cooperativismo nas Escolas Públicas (17)

O Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), de Pitangui, foi a escola vencedora da gincana, recebendo troféus e medalhas, bem como as demais escolas que participaram.

Cabe ressaltar que o Sicoob Credpit se preocupou com todos os detalhes para que a gincana transcorresse dentro de uma infraestrutura adequada e organizada, com lisura e transparência no desenvolvimento e cumprimento das atividades, além de oferecer um delicioso lanche aos participantes.

A direção do Sicoob Credpit e os coordenadores do Projeto de DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO NA ESCOLA, agradecem a todos que se dedicaram e doaram um pouco de seu tempo para que a primeira Gincana do Cooperativismo nas Escolas Públicas se tornasse um evento importante em nossa cidade que, sem dúvida, impactará positivamente a promoção dos benefícios das ações colaborativas e de ajuda mútua em prol do bem comum.

Estendemos nossos agradecimentos aos nossos funcionários que participaram e vibraram com os alunos e a plateia, tornando essa gincana em um marco histórico nas ações cooperativas em Pitangui e região.

Confira mais imagens do evento

 

Como nasceu o Projeto DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO NA ESCOLA

2017-11-14-PROJETO-DIFUSAO-COOPERATIVISMO-NAS-ESCOLASDentro deste contexto foram propostos vários projetos e dentre eles o Projeto de DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO NA ESCOLA, cujo objetivo principal é inserir a Cultura Cooperativista de forma mais acentuada e efetiva na comunidade. Para isso, partiu-se do pressuposto que a forma mais eficiente e duradoura seria através dos jovens, dos estudantes e dos educadores.

O projeto iniciou-se no final de 2.016 com o envolvimento de toda a comunidade escolar com palestras ministradas por especialistas de importância internacional em Cooperativismo e, a partir do ano letivo de 2.017, o Sicoob Credpit começou seu trabalho dentro das escolas.

Com a aprovação do projeto junto à Superintendência Regional da Educação, em Pará de Minas, nossa proposta era que também as escolas municipais participassem do projeto já em 2017, o que não foi possível. Porém, em 2018 faremos novas visitas e mais escolas farão parte deste trabalho inovador.

O projeto abrange escolas estaduais dos municípios de Pitangui, Leandro Ferreira, Conceição do Pará e uma escola municipal de Conceição do Pará.

A intenção é interagir com os professores, direção e alunos num modelo de ensino em que se possa conhecer e praticar o Cooperativismo mesmo nas pequenas ações em casa, na escola e na sociedade. Além disso o projeto pretende desenvolver conhecimento na área de Empreendedorismo e Educação Financeira.

Para atuar neste projeto o Sicoob Credpit contratou o facilitador, Mestre em Educação, Professor Licínio Filho, educador com experiência e formação necessárias. E como suporte técnico temos o apoio da OCEMG (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) e do Banco Central do Brasil, que disponibilizaram material pedagógico sobre o Programa 5S, Educação Financeira e métodos e ensinamentos sobre Educação Cooperativista tendo como base a mudança de visão e de comportamento. O funcionário Heleno Severino é o Coordenador do Projeto.

Para a culminância do projeto foram realizadas duas ações concretas: a criação do Espaço Sicoob Credpit e a GINCANA DO COOPERATIVISMO NA ESCOLA.

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br