O Dia C 2018 foi uma verdadeira demonstração de voluntariado e de cidadania. Centenas de pessoas foram à Praça do Jardim participar e prestigiar o evento promovido pelo Sicoob Credpit.

Texto: Cleuton Melo

Figura2A data da realização do evento para marcar o Dia C – Dia de Cooperar 2018 foi dia 30 de junho e o local escolhido foi a Praça Governador Benedito Valadares, conhecida como Praça do Jardim. O horário das atividades foi das 8h às 11h30.

O Sicoob Credpit montou 10 tendas para que as instituições parceiras do projeto e as escolas mostrassem seus trabalhos oferecendo serviços sociais e realização de oficinas relativas aos temas de Proteção do Meio Ambiente, Água Potável, Saneamento Básico e cidadania.

Os alunos das escolas Francisca Botelho, Dr. Jacinto Álvares, Monsenhor Artur de Oliveira, Padre Joaquim Xavier Lopes Cançado, Gustavo Capanema, Francisca Campos Guimarães, de Pitangui e Prof. José Morato, de Santana da Prata e Cel. Antônio Corrêa, de Leandro Ferreira, fizeram apresentações artísticas com temas relativos ao nosso planeta e foram muito aplaudidos.

O evento foi um sucesso e todos gostaram. A parte relativa aos serviços sociais e de saúde ficou por conta da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde, Santa Casa de Misericórdia de Pitangui e dos enfermeiros do Colégio Técnico Fernandes – COTEFER. Foram realizados testes de glicose e aferição de pressão arterial pela equipe do COTEFER e cadastro de doadores de sangue e órgãos pela equipe da Santa Casa de Misericórdia de Pitangui. Além dessas instituições, o Sicoob Credpit contou com a parceria dos Correios, para a aquisição de CPF e do Cartório Vilhena para a aquisição de Certidão de Nascimento.

As pessoas também receberam informações sobre a aquisição de Carteira de Identidade, de Trabalho e sobre Serviço Militar.

Na tenda da Secretaria de Desenvolvimento Social, além das informações, sobre benefícios sociais para a população, as crianças tiveram oportunidade de realizar penteados e corte de cabelo e também, pintura decorativa nos rostos. A solidariedade também estava presente. Uma tenda foi reservada para receber as doações de fraldas geriátricas para a Fundação Padre Américo – Asilo de Pitangui e alimentos não perecíveis para a Associação de Proteção ao Menor – APAM.

Na praça, foram distribuídos, à vontade, algodão doce e pipoca para todos.

Os voluntários do G3 Resgate, sempre parceiros do Sicoob Credpit, estavam presentes. A apresentação de Primeiros Socorros que estava programada, não foi possível porque houve uma ocorrência de emergência e eles foram cumprir mais uma vez o relevante serviço que prestam.

A parte relativa à alimentação ficou com a APAE, onde as pessoas poderiam adquirir um saboroso churrasquinho, feijão tropeiro ou cachorro quente.

Confira imagens do evento

 

Palestra sobre ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO

Este ano, com o tema “Atitudes simples movem o mundo”, o Dia C apoiou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), agenda composta por 17 objetivos.

O Objetivo 6, ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO, foi o escolhido para ser incluído no projeto, visando assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Durante os 30 dias que antecederam O Dia C 2018, foram disponibilizadas às escolas palestras sobre o assunto. As palestras foram proferidas pelos técnicos da Copasa, nossa parceira, Reginaldo Santos e Lindomar Tarcísio e pelo Professor William Campos. Foram realizadas 15 palestras em 14 escolas.

Confira alguns momentos das palestras nas escolas

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br