Mais do que apenas um item dos custos, os salários devem promover o aumento da competitividade da empresa por meio de recompensas.
O empresário deve ser sempre o responsável pela motivação das pessoas com quem trabalha. Cabe a ele ter uma visão da remuneração como fator de aperfeiçoamento da empresa e não como fator de custo.
Se você é empresário, também é responsável por promover processos de melhoria e aumento da competitividade de sua empresa, por meio de formas de recompensas que se complementam e buscam alinhar atitudes e comportamentos com os objetivos individuais (dos colaboradores) e da empresa.
Essa responsabilidade pressupõe a necessidade de conhecer profundamente cada atividade da empresa e quais cargos são os responsáveis por essas atividades para que você possa estabelecer um valor para cada cargo.
Conhecer profundamente é, no mínimo, saber os requisitos necessários para a realização de um trabalho com eficiência e segurança. Isso para estabelecer ou dar um valor relativo que possa ser traduzido em valor absoluto justo, compatível com a estrutura de cargos da empresa, sua disponibilidade financeira e a realidade do mercado de trabalho.
Em resumo:
- Requisitos: são exigências necessárias que os ocupantes dos cargos devem manter;
- Valor relativo: é a posição que um cargo assume em relação aos demais na estrutura de cargos em consequência da avaliação ou classificação que se faz. É a hierarquia de cargos;
- Valor absoluto: é o valor nominal do salário pago ao ocupante do cargo.
Fonte: Sebrae
Compartilhe isso: