“Não deixem que os obstáculos te impeçam de praticar algum esporte saudável. Só depende de você e mais ninguém. Você consegue!”
No total, foram 11 estados da federação representados na Ultramaratona e o destaque aqui nesse artigo vai para a nossa funcionária Elisângela Martins Francisco de Faria, que conquistou a nona posição na categoria Sub45 e subiu ao pódio.
Elisângela falou para nossa equipe, contou sua história com a prática do esporte e ressaltou a importância do apoio aos chamados “atletas de final de semana”.
“Sempre gostei de praticar esportes, atividade física e tudo começou quando resolvi mudar a rotina de exercícios físicos. Comprei uma bike pela internet, comecei a dar voltinhas e foi aí que começou a fluir o gosto pelo esporte. Fui conhecendo grupos de ciclistas que foram se tornando amigos. Nos finais de semana, nos reuníamos para fazer passeios e aquela primeira bike já não me atendia mais. Foi quando percebi que realmente queria continuar. Troquei-a por uma melhor, mas meu objetivo não era chegar a uma competição e sim, apenas continuar na prática do hobby.
Então, resolvi me inscrever para testar o meu potencial. Ou seja, até onde conseguiria chegar. Minha 1ª competição foi em ONÇA DO PITANGUI em janeiro desse ano, quando me surpreendi com o resultado. Consegui chegar ao pódio em 5º lugar na minha categoria e 7º na classificação geral. Com esse resultado vi que poderia tentar mais vezes minha capacidade.
Fui para a minha 2ª competição, conseguindo também chegar ao pódio. Pensei: ‘quero ir mais longe e com uma dose maior de desafio’. Então, resolvi encarar o “SERTÃO DIAMANTE”, prova que reúne atletas de ponta do mountain bike nacional. Parecia impossível completar os 2 dias de prova devido à dificuldade do terreno, um total de 120 km de prova. Meu objetivo era completar, pelo menos, 1 dia. O que daria 60km, mas consegui mais do que imaginava (a dose a mais…). Considero que nós, ciclistas amadores, não competimos para sermos melhores do que ninguém, e sim para nos superarmos e ao mesmo tempo cuidar da nossa saúde.
Quero ressaltar minha gratidão a todas as pessoas que me incentivam, direta ou indiretamente, em especial minha família pelo companheirismo, compreensão e apoio. Somente com esse tipo de suporte é que podemos nos manter na prática da atividade.
A todos que não ainda se encontraram, fica aqui a dica! Não deixem que os obstáculos te impeçam de praticar algum esporte saudável. Só depende de você e mais ninguém. Você consegue!”
A Ultramaratona é umas das maiores competições oficiais, supervisionada pela Federação Mineira de ciclismo (FMC) com 2 dias de prova e com percurso aproximado entre 60 a 63 km de distância e tempo determinado de prova a cada dia.
O calendário de eventos de Diamantina já inclui a Ultramaratona, que acontecerá novamente em 2019.
Fica aqui nosso reconhecimento e satisfação em ter uma funcionária de alto desempenho, levando essa mensagem da importância da prática esportiva e que deixa um exemplo para todos.
Parabéns Elisângela!
Compartilhe isso: