O e-commerce se concretiza cada vez mais no mercado brasileiro. Pequenos negócios de diversos setores encontram no varejo eletrônico a possibilidade de ampliar sua rede de comércio e propiciar relacionamento de fidelidade com seus consumidores. Mas um erro comum de muitas empresas é acreditar que o e-commerce trará resultados apenas para grandes empreendimentos.
Entretanto, o comércio virtual proporciona benefícios que diminuem a vantagem competitiva das grandes para as pequenas empresas. O e-commerce oferece à empresa um custo mensal muito reduzido se comparado às estruturas físicas das organizações, sem gastos com aluguel e funcionários, e permite investimentos em novos produtos e serviços.
Além das vantagens para as empresas, os clientes também são beneficiados com o comércio online, principalmente por terem acesso a produtos e serviços de empresas de qualquer parte do mundo durante as 24 horas e sem precisar sair de casa. Aliás, essa também é uma vantagem para as empresas, que aumentam sua área de abrangência.
Sem a intenção de acabar com o comércio tradicional, mas ser uma opção para as empresas e clientes, o e-commerce pode existir como atividade complementar de uma rede de lojas ou serviços. O investimento em marketing e publicidade, entretanto, é fundamental para que a empresa se destaque num mercado com número enorme de informações sobre produtos e serviços.
As vendas pela internet no Brasil dispararam 28% no ano passado, e o setor arrecadou R$ 28,8 bilhões. O desempenho superou as estimativas dos analistas, que esperavam aumento nominal de 25% em relação a 2012.
Para Pedro Guasti, diretor executivo da E-bit, o rápido crescimento da banda larga móvel influenciou nos números positivos. “Muitas pessoas das classes C e D, que não tinham acesso à internet, passaram a se conectar através de modelos mais simples de smartphones e se tornaram consumidoras online”, explica.
Em 2013, segundo o E-bit, os produtos mais vendidos no e-commerce brasileiro foram:
Você pode obter o relatório completo sobre os resultados do e-commerce brasileiro em 2013, elaborado pelo E-bit, acessando WebShoppers2013.
Adaptado de E-bit e Coworkers
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