Seja na hora de abrir, expandir ou modernizar, a escolha por uma opção de financiamento deve estar em sintonia com a real necessidade da sua empresa.

Cada vez mais, bancos públicos e privados, assim como as Cooperativas de Crédito e as Instituições de Microcrédito, têm demonstrado interesse em atender às micro e pequenas empresas, sejam elas formais ou informais.

São muitas as linhas de crédito disponibilizadas por essas instituições e, para escolher a mais adequada para suas necessidades, faz-se necessária uma minuciosa pesquisa das opções oferecidas no portfólio de cada instituição financeira. As mais comuns são as linhas de crédito para empréstimos de capital de giro e para o financiamento de projetos de investimento, com ou sem capital de giro associado.

Conhecendo com clareza a necessidade de sua empresa, parta para a avaliação da modalidade mais adequada, informando-se sobre suas características e condições. Vale começar pelo seu banco de relacionamento e, se julgar necessário, buscar também outros agentes financeiros. Mas, antes de iniciar efetivamente a sua procura, conheça abaixo alguns aspectos sobre o assunto e que poderão auxiliá-lo na percepção sobre a melhor linha de crédito a ser escolhida.

Quando buscar financiamento

Independentemente do tamanho da empresa, quando surgir a necessidade de capital, seja para iniciar o negócio, comprar mercadorias e matéria-prima, contratar mão de obra etc., e não houver recursos disponíveis, o empreendedor conta com a opção de buscar um financiamento.

Veja abaixo os motivadores mais comuns para esta ação:

Implantação

É o início das atividades da empresa.

Ampliação

Quando o empreendedor percebe que é o momento de a empresa expandir, seja através da compra de máquinas ou de contratação de pessoal, por exemplo.

Modernização

Quando a empresa precisa adquirir equipamentos, tecnologias e mão de obra mais especializada para continuar competitiva.

Mudança de sede

Quando a empresa precisa mudar de endereço por causa de processos de expansão, modernização ou algum outro fator inesperado.

Quais são as principais modalidades a que se destinam os financiamentos?

Investimento fixo

Recurso financeiro destinado à compra de máquinas e/ou equipamentos, obras civis para a implantação, ampliação, modernização ou funcionamento da empresa. Geralmente ligado a investimentos de ordem mais estrutural.

Capital de giro

Recurso financeiro destinado à compra de mercadorias, matérias-primas, reposição de estoques, despesas administrativas etc.

Capital de giro associado ao investimento

Recurso financeiro destinado a cobrir investimentos realizados. Ao comprar uma máquina, por exemplo, a empresa pode precisar de matéria-prima para produzir e, neste caso, será financiado o capital de giro. Podem também ser financiados construções civis e benfeitorias, máquinas e equipamentos que fiquem integrados definitivamente ao imóvel.

Qual é a melhor opção para sua empresa

Em resumo, as melhores linhas de crédito para sua empresa são aquelas em que você consegue o que precisa, nas condições que deseja e que estão de acordo com o momento financeiro de seu empreendimento. Um modo de verificar este dado é observar se o valor e a dívida decorrentes do financiamento cabem no que fora calculado no plano de negócio. Para capital de giro, por exemplo, entre as inúmeras linhas oferecidas, uma opção interessante pode ser aquela em que você consegue acessar os recursos rapidamente, pelo menor custo e o maior prazo para pagamento.

As instituições financeiras costumam atuar como consultoras e, muitas vezes, são capazes de indicar linhas de crédito mais adequadas. Vale a pena reunir e utilizar estas informações.

Fonte: Sociedade de Negócios

Cred investimento

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br