Planejamento financeiro é um processo de desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcançar metas previamente determinadas.  Esta forma sistemática de se planejar pode ser empregada tanto na nossa vida pessoal como em ambientes empresariais.

Um planejamento financeiro eficiente inclui a elaboração e cumprimento das metas de forma disciplinada.  De fato não é fácil criar metas ambiciosas e ao mesmo tempo realistas, muito menos conseguir cumpri-las dentro dos prazos estabelecidos, e por isso a proposta deste site é ajudar a todos que buscam um planejamento financeiro de sucesso.

Em suma, podemos dizer que o planejamento financeiro deve seguir os seguintes passos:

  1. Identificação das metas e objetivos a serem alcançados:  Conseguir comprar um imóvel, ampliar a empresa para um segundo escritório, poder se aposentar sem depender da previdência pública etc;
  2. Coleta dos dados e informações necessárias:  Em posse dos dados é possível definir prazos para as realizações.  Seis meses, um ano, cinco anos;
  3. Análise da situação atual e consideração de alternativas:  Será possível atingir os objetivos dentro dos prazos determinados?  Existem metas impossíveis de ser realizadas ou que vão levar uma vida inteira diante da sua realidade?
  4. Desenvolvimento das estratégias para atingir as metas:  Defina, por exemplo,  o caminho A para a meta X, o caminho B + C para a meta Y, o caminho A ou D para a meta Z etc;
  5. Implementação das estratégias:  Colocar a teoria em prática e transformar metas em ações;
  6. Revisão periódica do seu plano:  Talvez uma ou mais metas não estejam se desenvolvendo conforme foi planejado inicialmente.  Refaça as metas, revise os prazos ou mude o caminho para alcança-la.

Logo é possível perceber que o planejamento financeiro não visa apenas o enriquecimento e aumento de capital.  Ele é relevante para o sucesso pessoal  e  profissional e será o diferencial entre sonhadores e realizadores.   O planejamento é o nosso mapa de navegação e nos mostra onde estamos, onde queremos chegar, quando chegaremos e quais os caminhos iremos percorrer.

Ainda de forma resumida, é relevante abordar alguns erros normalmente cometidos por quem quer planejar sem orientação:

  • Esperar momentos de crise para tomar a iniciativa de fazer oPlanejamento Financeiro;
  • Estabelecer objetivos financeiros inatingíveis;
  • Não fazer reavaliações periódicas no seu Plano Financeiro;
  • ConfundirPlanejamento Financeiro com Investimentos;
  • Confundir Planejamento Financeiro é somente para quem possui muito dinheiro;
  • Confundir Planejamento Financeiro com planejamento para aposentadoria;
  • Acreditar que Planejamento Financeiro é Planejamento Tributário;
  • Esperar retornos irreais para seus investimentos;
  • Pensar que utilizar os serviços de um Consultor Financeiro, significa perder o controle de suas finanças pessoais.

Por onde começar?

Se você está convencido de que o planejamento financeiro é extremamente importante na sua vida, já avançou metade do caminho necessário para o sucesso.  Para executa-lo de forma consciente e responsável, são necessárias apenas duas medidas fundamentais:

  1. Aprender bastante sobre o planejamento financeiro, suas vantagens e desvantagens, porque e para que executa-lo.  Isso você aprende aqui conosco, em sites sobre finanças como o Guia de Investimento, ou através de livros sobre o assunto como o Planejamento e Controle Financeiro.  Busque o máximo de informação possível, pois ela é uma arma muito valiosa para você;
  2. Contratar um bom consultor ou empresa de consultoria financeira.  Não creia que você pode fazer tudo sozinho e não subestime a importância de um bom consultor ao seu lado, pois é um dinheiro muito bem gasto.  Você pode encontrar bons consultores financeiros na internet já que a quantidade de ofertas e anúncios é muito grande.
  3. Deixar um comentário abaixo para compartilhar com os amigos do facebook a sua opinião sobre este assunto:

 

Fonte: Planejamento Financeiro

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br