Final de ano é uma boa época para reflexões, planos e sonhos para o futuro!

Figura1Aproveite também para fazer um balanço de sua vida financeira, analisando não só as grandes conquistas mas também os objetivos não completamente alcançados. Para isso, elaboramos algumas perguntas e atividades que podem lhe ajudar nesta ‘aventura’ do autoconhecimento!

São só 3 perguntas para começar, simples mas muito efetivo:

1) Você conseguiu ganhar mais dinheiro do que gastar?

Esta é a primeira pergunta a ser feita: um dos grandes segredos do sucesso financeiro é gastar menos do que se ganha! Parece óbvio, mas é mais difícil do que parece. Para começar, você precisaria ter feito alguma espécie de controle de gastos e receitasdurante o ano para responder corretamente esta pergunta. Afinal, não vale dizer: “Acho que gastei menos do que ganhei”. É muito fácil se enganar só fazendo as ‘contas de cabeça’.

2) Você juntou algum dinheiro para a sua aposentadoria?

Não importa muito a sua idade (apesar de que quanto mais jovem, mais importante será esta pergunta), a questão da aposentadoria é algo que sempre deve estar entre os nossos objetivos financeiros (e de vida também, afinal não adianta ter muito dinheiro sem ter uma boa saúde).

3) Você juntou algum dinheiro para eventuais imprevistos?

Imprevistos são acontecimentos que realmente podem alterar totalmente nossa situação financeira, por isso este tema também está em nossas ‘perguntas importantes de Final de Ano’.

Por exemplo, a perda do emprego, um problema de saúde ou acidente mais grave pode nos tirar a capacidade de trabalhar e, consequentemente, de gerar receitas.

Nestes casos, se você não tiver uma reserva financeira que possa ser usada para pagar as despesas básicas (aluguel, luz, telefone, água, eventuais tratamentos médicos, etc.), provavelmente você terá que recorrer a empréstimos que podem, no médio e longo prazo, gerar dívidas muito grandes.

Bem, se as suas respostas à estas perguntas foram todas ‘SIM’, parabéns! Você está no caminho certo.

Caso contrário, não desanime e defina um plano para mudar esta situação. Tenha sempre em mente estas 3 perguntas e busque, a cada dia do próximo ano, tomar decisões e mudar suas atitudes para que estas perguntas sejam respondidas com um sonoro ‘SIM’!

E para finalizar, lembre-se que a felicidade em nossas vidas não depende apenas de nossa condição financeira. Assim, estenda esta reflexão para todos os aspectos de sua vida!

Fonte: Minhas Economias

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br