A famosa frase de Lenin – “Um passo atrás para dar dois à frente” – consistia num recuo tático, planejado, para celebrar a vitória adiante.
A situação anda complicada, a maioria sabe disso, alguns poucos resistem em aceitar que a situação anda difícil… e daí?
O que importa é que você está ciente de que o momento é delicado e requer além de cautela, ações para superar essa fase.
Há também aqueles – e são muitos – que acham que acautelar-se dando um passo para trás é ruim para a empresa, que demonstra fraqueza, que é vergonhoso…
Ora, deixe disso, na verdade, em situações de dificuldades, ou mesmo diante de um sintoma de problemas futuros, planejar e dar um passo atrás é sinônimo de muita inteligência!
Mas, afinal, o que queremos dizer com “dar um passo atrás”?
É algo como:
– Se sua empresa cresceu, nada a impede de mudar novamente a fim de diminuir fisicamente, para economizar em seus custos;
– Se sua empresa dispõe hoje de um grande mix de produtos, nada impede de reduzir esse mix, eliminando itens de baixo desempenho;
– Se sua empresa está perdendo vendas por falta de clientes, nada impede de repensar seu modelo de negócio e mudar o perfil de seus produtos e o perfil de seus clientes;
– Se sua empresa cresceu pelas suas próprias decisões, nada impede que agora você convoque seus colaboradores para auxiliá-lo a repensar sobre seu negócio;
– Se sua empresa já imobilizou em vários itens (imóveis, veículos, máquinas, …), nada impede em repensar sobre estes investimentos, cancelando (momentaneamente) compras, renegociando e trocando bens por outros de menor porte, …
– Se você já tem uma equipe comercial que atende seus clientes, nada impede que você retome os contatos, que volte a visitar, conversar e perceber as reais necessidades deles.
Lembre-se: SUA EMPRESA PRECISA SER ACIMA DE TUDO LUCRATIVA, SER SAUDÁVEL FINANCEIRAMENTE, E ISTO É O QUE IMPORTA!
Portanto, deixe ditos e conceitos populares e dê um passo para trás!
Fonte: Blog Sebrae/PR
Compartilhe isso: