Série especial do Administradores.com mostra como gerir empresas de segmentos específicos, segundo a experiência dos próprios empreendedores.

Figura1Uma boa ideia não basta. Antes de iniciar o próprio negócio e se libertar das amarras do patronato, muitas etapas devem ser vencidas. Uma delas é analisar a experiência de outras empresas que navegaram pelo mesmo oceano, quais foram os obstáculos que elas precisaram enfrentar, a burocracia na hora de formalizar o negócio, os concorrentes, os fornecedores e os clientes – para, enfim, encontrar o seu nicho dentro do mercado.

Se você chegou até aqui procurando essas respostas, pode parar de pesquisar. O Administradores.com preparou uma série especial de reportagens com breves estudos de casos junto a empresas de diversos – e distintos – segmentos: gastronomia (bares e restaurantes), saúde (hospitais e clínicas), moda (lojas de confecção e acessórios), educação (escolas e instituições de ensino superior), estética (SPAs e salões de beleza) e comércio eletrônico. Conheça histórias de pessoas que montaram sua micro ou pequena empresa (MPE) e, com muito trabalho e dedicação, conseguiram desenvolver o seu negócio.

Embora os princípios da Administração sejam imutáveis – parafraseando Peter Drucker, um negócio só existe para atender uma necessidade de potenciais clientes -, existem peculiaridades que tornam cada empresa um organismo único e interligado ao complexo ecossistema social.

Mais uma atribuição

Muitas vezes não são administradores formados aqueles que decidem abrir um restaurante, escola ou um hospital. A ideia, naturalmente, pode vir da cabeça de gastrônomos, nutricionistas, pedagogos ou médicos. Para eles, dividir a rotina entre a sua especialidade e os afazeres administrativos não é uma opção.

“A grande diferença desses empreendedores é que sua atividade principal não está ligada diretamente ao ato de administrar. Se alguém sonha em ter uma rede de restaurantes, por exemplo, grande parte do tempo é aplicada administrando os restaurantes existentes, nos planos de expansão”, afirma Fábio Zugman, administrador e autor do livro Empreendedores Esquecidos.

Confira abaixo um guia sobre como administrar, produzido com base nas experiências das próprias pessoas que encaram o dia-a-dia das empresas.

 

Fonte: Administradores

 

Antecipação de recebíveis

 

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br