Muito além de pensar antes de comprar, ter consciência na hora de consumir envolve atitudes que ajudam o meio ambiente, a sociedade e, claro, seu bolso.
Hoje em dia, tudo é pensado de maneira a aumentar nosso consumo. Produtos duram menos e precisam ser trocados com frequência, os avanços tecnológicos são extremamente rápidos e nos fazem querer sempre o novo, lojas virtuais tornam nossas compras muito mais fáceis e impulsivas e pessoas famosas nos fazem querer ter aquilo que eles tem, ostentando viagens, roupas e carros nas redes sociais. Por outro lado, o meio ambiente está pedindo ajuda: a falta de água em diversas cidades já é uma realidade e, nas últimas três décadas, ⅓ dos recursos naturais da terra foram consumidos. Além disso, o consumo desenfreado e sem limites também pesa no bolso. As contas de luz e água estão altíssimas e nosso poder de compra está diminuindo cada vez mais.
E os brasileiros sabem disso, mas não tem exata noção da abrangência e importância no assunto. Segundo o Indicador de Consumo Consciente (ICC), criado para avaliar o conhecimento e níveis de práticas de consumo consciente do brasileiro e elaborado pelo SPC Brasil em parceria com o Portal Meu Bolso Feliz, apenas dois em cada 10 brasileiros são consumidores conscientes. Ainda segundo o indicador, 46,8 por cento dos brasileiros acreditam que ser um consumidor consciente é apenas evitar desperdícios e compras desnecessárias e para 35,5 por cento dos entrevistados, uma das principais vantagens do consumo consciente é economizar.
E para ser um consumidor totalmente consciente é preciso pensar além e ter uma visão do consumo consciente integrada, envolvendo as esferas ambiental, sociais e financeira em suas decisões de compras e atitude. Mas, ainda segundo a pesquisa, apenas dois em cada 10 entrevistados são considerados consumidores conscientes. E você? Quer saber se já é um Consumidor Consciente e o que precisa fazer para chegar lá? Então faça o teste elaborado pelo Portal Meu Bolso Feliz.
E se você fez o teste e descobriu que ainda não é um consumidor totalmente consciente, saiba que é possível se tornar um. Para começar a mudar suas atitudes é fácil: “Evitando a comparação com os outros, informando-se, criando sua própria opinião sobre as coisas e compartilhando atitudes positivas você já garante os primeiros passos para ser um consumidor consciente”, aconselha Vignoli. Abaixo, os três pilares e dicas práticas para atingir seu objetivo:
1 -De olho nas compras
Não o único, mas um passo importante na hora de se tornar um consumidor consciente é pensar antes de comprar e, consequentemente ficar longe das armadilhas do consumismo. “Aqui, podemos citar alguns inimigos do seu dinheiro: vaidade, crédito, propaganda, status, ansiedade e crédito fácil”, diz Vignoli. Por isso, vale ficar atento as dicas abaixo e, a partir delas, se policiar antes da próxima compra:
- Sempre pesquise preços antes de adquirir algo novo.
- Não tenha vergonha de pechinchar.
- Compre somente produtos originais.
- Não recorra ao cheque especial ou cartão de crédito para comprar o que não cabe no seu orçamento.
- Não encare compras ou passeios no shopping como lazer.
- Quando se deparar com uma promoção, pergunte-se se precisa mesmo daquilo.
- Programe as compras de supermercado e chegue lá sabendo o que precisa comprar.
- De preferência à qualidade e durabilidade do produto e não apenas a marca que ele carrega.
2 – Use o telefone com moderação
Também faz parte das atitudes do consumidor consciente saber usar o telefone fixo e o celular com moderação. Entre as práticas que devem ser adotadas estão controlar a conta visando economia e falar apenas o necessário, deixando conversas importantes para serem feitas pessoalmente. Aqui, vale usar aplicativos sem custo como o whatsapp e avaliar se não vale a pena ter mais de um chip e aproveitar diferentes promoções das operadoras.
3 – Fique atento aos sinais do meio ambiente
Já é altamente difundido que precisamos cuidar do planeta, certo? Junto a isso, empresas têm adotado iniciativas conhecidas como “verdes” e incentivam atitudes como não gastar papel para impressão e usar menos o carro tem feito muito sucesso. Para garantir um consumo consciente e voltado ao meio ambiente, fique atento:
- Ao invés de jogar fora aquilo que não quer mais, doe.
- Invista em atividades ao ar livre.
- Dê preferência a produtos que tenham a embalagem reciclável.
- Consuma frutas da época, mais saudáveis e mais baratas.
- Separe o lixo para reciclagem.
- Analise a procedência e atividades de produtores e fabricantes antes de adquirir algo.
4 – Use a água e a energia elétrica com sabedoria
Ainda respeitando o meio ambiente, é necessário cuidar e respeitar bens finitos como a água e, consequentemente, a energia. Por isso, adote atitudes como:
- Fechar a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba, toma banho ou lava a louça.
- Use a máquina de lavar sempre em sua capacidade máxima.
- Apague as luzes de ambientes que não estão sendo usados.
- Prefira lâmpadas econômicas.
- Verifique a quantidade de energia que um eletroeletrônico gasta antes de comprá-lo.
- Tire aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados.
- Convide todos da casa para assistir TV no mesmo cômodo.
- Confira as contas mês a mês visando economizar.
5 – Mobilize as pessoas
Com tudo isso em mente, é a hora de mostrar aos outros que ser um consumidor consciente faz bem para todo mundo e aprender a ir além e dar mais um passo rumo ao consumo totalmente consciente. Para isso:
- Incentive as pessoas de casa a seguirem seus passos e aproveite para mais tempo com a família e amigos.
- Pense e aconselhe os outros a pensarem de forma consciente.
- Invista no consumo compartilhado, troque peças, empreste e alugue.
- Não jogue alimentos fora e aprenda a fazer receitas com o que você acha que não serve mais.
Fonte: Meu Bolso Feliz
Quer fazer um bom investimento e ainda economizar? Pense em investir num Consórcio Sicoob. Confira todas as vantagens em uma agência do Sicoob Credpit.
Compartilhe isso: