Todo ano, o governo devolve dinheiro para quem pagou impostos a mais no ano anterior – que é a restituição do Imposto de Renda.
Esse valor começa a ser pago a partir de junho e vai até dezembro. No entanto, existe a possibilidade de receber a quantia antes do prazo dado pelo governo.
As instituições financeiras antecipam até 100% do valor (com exceção do Bradesco, que disponibiliza até 80% para quem for cliente). Mas isso tem um preço, pois as instituições liberam o dinheiro na forma de um empréstimo e com juros mensais.
Além disso, a dívida deve ser paga em parcela única, na data que você receber a restituição.
Será que essa antecipação compensa?
Como as instituições financeiras cobram juros para fazer o empréstimo, você vai pagar mais do que o valor que emprestou. Por isso, converse com o gerente e veja qual será o valor exato que você ficará devendo no final.
Veja quando compensa pegar o dinheiro antes do prazo:
Vale a pena se você quiser trocar uma dívida mais cara por uma mais barata. Se você tem uma dívida com juros maiores do que os cobrados na antecipação da restituição, é interessante usar o dinheiro para quitá-la. Assim, você paga juros, mas menores que o da dívida anterior.
Não vale muito a pena se você quer esse dinheiro para comprar eletrodomésticos, móveis e outros bens, por exemplo. Nesses casos, converse com a loja e veja se você consegue pagar o produto a prazo, mas sem juros.
Fique atento!
Se a sua declaração de imposto estiver errada, o governo vai segurar o reembolso até você regularizar a situação.
Quando isso acontece, a dívida com a instituição financeira fica maior. Por isso, olhe com calma o contrato que você vai assinar antes de fazer o empréstimo e veja os juros e multas que serão cobrados se a sua restituição atrasar.
Fonte: Konkero
Indique o Sicoob Credpit em sua declaração do imposto de renda e fique a vontade para solicitar sua restituição em uma de nossas agências. Só aqui você tem as melhores taxas e um atendimento todo especial. Venha conferir!
Compartilhe isso: