Será que dá para pegar mais de um crédito ao mesmo tempo? E quem consegue esse empréstimo? Veja as respostas para estas e outras dúvidas comuns sobre o consignado.
Quem trabalha com carteira assinada, é funcionário público ou recebe algum benefício do INSS pode pedir um empréstimo consignado. Se você já ouviu falar nesse tipo de crédito ou quer entender melhor como ele funciona, confira aqui as respostas para 12 dúvidas sobre as regras e condições do consignado público e privado.
1. O que é o consignado?
Um tipo de empréstimo que tem como principal diferença a forma de pagamento: todo mês, as parcelas da dívida saem do seu salário ou do benefício do INSS antes que você receba esse dinheiro. Ou seja, enquanto você estiver pagando o consignado, terá menos dinheiro na conta – e não poderá evitar esse desconto. “É uma garantia que as instituições financeiras têm de que receberão as parcelas em dia, o que traz menos riscos e permite que essas empresas cobrem juros menores do que cobrariam em um empréstimo pessoal”, explica o planejador financeiro Valter Police.
2. Quando vale a pena pegar esse crédito
Considerando que você receberá menos por mês e não terá como atrasar o pagamento da dívida, é preciso ter certeza de que o consignado é a melhor opção nesse momento. O consultor financeiro da Konkero, Guilherme Prado, conta em quais situações esse crédito vale a pena e explica como não se atrapalhar no pagamento da dívida. Confira abaixo.
3. Quem pode fazer o consignado?
Por ser um crédito que desconta as parcelas do salário ou do benefício, nem todo mundo consegue pegar esse empréstimo. Trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e pensionistas ou aposentados do INSS são os únicos que têm essa chance. E mesmo os trabalhadores com carteira assinada enfrentam restrições, pois só conseguem pedir o dinheiro se a empresa onde trabalham tem convênio com alguma instituição financeira.
Já os funcionários públicos, pensionistas e aposentados pelo INSS estão no grupo com mais vantagens, pois as instituições financeiras entendem que a estabilidade financeira deles é maior. Por esse motivo, oferece condições ainda melhores.
4. Eu preciso ser correntista do banco em que quero pegar o empréstimo?
Não. Quem pega um consignado não é obrigado a ter conta na instituição financeira onde fará o empréstimo.
5. Onde posso fazer a contratação?
Se você trabalha de carteira assinada precisa ir ao o setor de recursos humanos de sua empresa. Lá, descubra quais são as instituições conveniadas com a empresa que fazem esse tipo de empréstimo e entre em contato com elas.
Os funcionários públicos e beneficiários do INSS podem procurar diretamente as instituições financeiras que oferecem o consignado. Nesse caso é possível solicitar pessoalmente e até mesmo online.
6. O banco faz análise de crédito antes de emprestar o dinheiro?
Sim. Por isso, mesmo com a garantia do salário, o empréstimo pode ser negado. “Assim como em todo empréstimo, a instituição financeira analisa tudo o que você pagou ou deixou de pagar até agora para decidir se entrega o dinheiro”, afirma Police.
7. Qual é o limite de crédito que dá para pegar no consignado?
Segundo informações do Banco Central, o valor da parcela do empréstimo não pode ser mais do que 30% do salário ou benefício do trabalhador*. Por exemplo: se seu salário for de R$ 1.500, a mensalidade do empréstimo não pode ser maior que R$ 450.
8. O que acontece se eu me atrapalhar e não conseguir pagar a dívida?
Se perceber que não conseguirá pagar as parcelas seguintes, você deve ir até a instituição financeira e renegociar o empréstimo. “Uma saída é pedir para aumentar o número de parcelas ou, em último caso, fazer um segundo empréstimo para quitar o primeiro”, informa o planejador financeiro Valter Police.
9. Aposentados e pensionistas podem pegar consignado apenas na Caixa Econômica?
Não. Há outras instituições financeiras que têm convênio com a Previdência Social podem fazer esse empréstimo. O cliente é livre para escolher a instituição financeira que tiver a menor taxa de juros. Por questões de segurança, o valor só pode ser creditado na conta em que o idoso recebe a aposentadoria.
10. É possível fazer mais de um consignado ao mesmo tempo?
Sim, desde que o valor somado não alcance parcelas muito altas por mês. O valor cobrado mensalmente deve ser menor do que 30% do salário do empregado*
11. O que acontece se eu for demitido enquanto tenho esse empréstimo?
Nem sempre a dívida termina com o pagamento da rescisão do contrato de trabalho.
12. Os juros do consignado são determinados por lei?
Não. Eles variam entre as instituições financeiras.
Fonte: Konkero
Você que é aposentado ou pensionista do INSS, IPSEMG, servidor público estadual, bombeiro, professor, policial militar ou civil e que contratar um crédito consignado, venha logo ao Sicoob Credpit. Aqui você tem as melhores taxas e um atendimento todo especial.
Compartilhe isso: