Viagem, carro, cirurgia plástica? O seu sonho de consumo pode, sim, virar realidade. Basta planejamento e responsabilidade.

figura1

7 em cada 10 brasileiros não realizam seus sonhos de consumo. O principal motivo? Falta de planejamento financeiro. Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pelo Portal Meu Bolso Feliz, 74% dos consumidores não têm reserva financeira para concretizar seus sonhos de consumo. Na prática, isso significa que a maioria dos brasileiros gostaria de ter muitas coisas e de viver diversas experiências, mas não se organiza financeiramente para realizar tais sonhos.

“Grande parte das pessoas ouvidas no estudo – 58% – entende que é preciso se planejar para alcançar seus objetivos, mas a maioria não possui uma reserva financeira para este fim, ou seja, não guardam todo o dinheiro necessário para realizar esse sonho”, explica Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. Se planejassem e poupassem um pouco a cada mês, os sonhos de consumo não seriam nada impossíveis; ao contrário, viagens, carro, cirurgia plástica e mesmo curtir um restaurante mais chique, poderiam facilmente sair do mundo dos sonhos para a vida real.

Veja abaixo dicas para realizar alguns dos principais sonhos de consumo dos brasileiros. Acredite, com organização, disciplina e planejamento, torná-lo realidade será mais fácil do que você imagina.

VIAJAR

Comece pesquisando sobre seu destino, somando quanto precisa para fazer a viagem que deseja, considerando passagem, hotel e gastos com alimentação, passeios e compras. Incluir um curso de línguas pode fazer sua viagem ficar mais interessante e ainda melhorar seu currículo. Com esse número em mente, é hora de rever suas finanças e saber o quanto consegue poupar todo mês (pense que um pouco de sacrifício, para guardar uma quantia maior, faz parte do caminho em direção ao seu sonho). Agora, divida o valor da sua viagem por quanto você consegue guardar mensalmente. Isso te dará uma estimativa do tempo necessário para realizar seu sonho – lembrando que, aplicando esse valor, ele renderá! Ou seja, a cada mês é como se você estivesse depositando um pouco mais. “O ideal é começar colocando o dinheiro na poupança, que é uma aplicação que não cobra taxas administrativas ou de imposto de renda – e também permite que você retire o valor a qualquer momento. Mas vale ficar atento, pois à medida que o valor total aumentar, pode ser mais vantajoso mudá-lo de aplicação”, ensina o educador financeiro do Portal Meu Bolso Feliz, José Vignoli. Nosso Simulador de Investimentos pode te ajudar a fazer a melhor escolha.

COMPRAR UM CARRO

“Parcelar, no caso da aquisição de bens maiores como uma casa ou um carro é aconselhável. Afinal, dificilmente alguém possuirá o valor total na hora da compra”, explica Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. Nestes casos, um financiamento pode ser vantajoso. Mas, importante: quem escolher essa modalidade deve dar o máximo que puder de entrada, diminuindo o valor da dívida. Isto é vantajoso porque significa pagar menos juros, já que eles são aplicados por um valor menor. Outra dica para quem tem como grande sonho de consumo comprar um carro é buscar financiamentos específicos para este bem – isso porque os juros, nestes casos, são mais baratos pois o próprio veículo é dado como garantia de pagamento. “Lembre-se, no entanto, que não basta apenas analisar se a prestação cabe no seu bolso, afinal, um carro traz uma série de despesas, como seguro, combustível, etc. Portanto, reflita sobre a real necessidade de um carro na sua vida antes de se endividar”, aconselha José Vignoli.

FAZER CIRURGIA PLÁSTICA

Procure juntar o dinheiro para pagar à vista ou, ao menos, dar uma boa entrada. Com uma boa quantia em mãos, você pode pedir desconto, negociar e obter benefícios que valham seu esforço. A recomendação é particularmente importante tratando-se de cirurgias plásticas, que costumam sair bem mais baratas frente um pagamento à vista. “Quando fiquei sabendo que teria um desconto de 15% caso pagasse à vista, preferi esperar um pouco mais para fazer o procedimento que eu desejava. 15% era mais de R$2 mil, pouco menos do que meu salário na época. Esperei mais sete meses, nos quais economizei o máximo que pude, e fiz minha cirurgia. O que são sete meses comparados à realização de um sonho de vida?”, conta a secretária Meire Ferreira Souza, de São Paulo. Assim como no caso da viagem, a recomendação é usar a poupança, mudando para outro tipo de aplicação, dependendo do valor juntado e tempo determinado para a realização do sonho.

IR A BARES E RESTAURANTES

Nada de abusar do cartão de crédito, tendo que pagar o rotativo depois, ou do cheque especial, que também tem juros altíssimos, só para visitar este ou aquele lugar da moda. “O que começa como um sonho, com abuso do crédito, pode se tornar uma experiência amarga posteriormente”, alerta Marcela. Para evitar a má digestão de viver um padrão de vida que sua renda não comporta, planeje-se. Se sair para jantar ou ir a uma boate com os amigos são experiências importantes para você, reserve todo mês uma grana para estes momentos, sem comprometer suas contas. E saiba dizer ‘não’ caso o valor destinado ao lazer tenha acabado naquele mês. Outra dica é listar os locais que deseja visitar, planejando quando poderá conhecer cada um. Além disso, vale considerar opções de lazer mais baratas ou mesmo gratuitas, que podem ser igualmente interessantes, sem pesar no bolso!

OS 5 PRINCIPAIS DESEJOS DE CONSUMO DOS BRASILEIROS*
1-Viagem para o exterior
2-Viagem dentro do Brasil
3-Comprar um carro
4-Fazer viagens aos fins de semana
5-Cirurgia plástica
*Segundo pesquisa realizada pelo SPC Brasil e pelo Portal Meu Bolso Feliz

Fonte: Meu Bolso Feliz

 

 

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br