Figura1

As contas em banco são abertas geralmente por ocasião do primeiro emprego, ou estágio. Portanto, representam um marco importante para a independência dos filhos: não que o salário inicial irá lhe possibilitar isso, mas já é um primeiro passo na trajetória profissional!

Por este motivo, apoie seu filho e invista tempo em sua Educação Financeira, sem interferência direta. Por se tratar de dinheiro que ele recebe por conta do seu trabalho e esforço, nada mais justo que possa administrá-lo sozinho.

Voo solo, com apoio!
Fique na retaguarda e procure orientá-lo sempre que necessário. Conceitos importantes a transmitir aos filhos, na abertura da primeira conta bancária:

– Uso do cartão: débito ou crédito, vale recomendar ao seu filho que cuide bem do cartão, guardando-o em segurança, memorizando sua senha e, principalmente, controlando os gastos. Explique a ele as diferentes funcionalidades e a importância, no caso do cartão de crédito, de pagar a fatura em dia, no valor total.

– Talão de cheque: além dos cuidados com a segurança e preenchimento correto, ensine-o a controlar, com anotações no canhoto, os valores de cheques emitidos. Oriente-o, também, quanto ao uso dos pré-datados e, principalmente, limite do cheque especial, caso tenha direito. Vários bancos oferecem a funcionalidade de uso do limite por alguns dias, sem cobrança de juros, mas é fundamental conhecer as regras, principalmente que, no caso de passar do número de dias permitido, a cobrança será feita sobre todo o período!

– Caixas eletrônicos e serviços via internet: ensine-o a zelar pela segurança, escolhendo com critério os caixas eletrônicos para tirar dinheiro, por exemplo: evitar lugar isolados ou movimentados demais, observar a presença de estranhos ao redor, não aceitar ajuda. Da mesma forma, os serviços online pedem atenção, tanto com a senha, com o cartão e com o computador.

– Serviços adicionais e cobrança de tarifas: oriente seu filho quanto à necessidade de entender bem quais são os serviços oferecidos pelo seu banco, qual a tarifa bancária cobrada mensalmente e os custos adicionais. Antes de abrir a conta, é sempre importante fazer um levantamento de opções com tarifas menores, ou mesmo com isenção.

– Opções de investimentos: pouco a pouco, vá transmitindo ao seu filho a importância de economizar e poupar, para realizar sonhos! Assim, ele vai entender, passo a passo, a importância de investir, para que seu dinheiro cresça!

Primeiro orçamento!
Com a abertura da primeira conta bancária, seu filho já pode elaborar uma planilha simples de orçamento e dar os primeiros passos em seu planejamento financeiro.

De um lado, no campo das receitas, ele vai incluir seu salário líquido. Do outro, vai relacionar suas despesas, principalmente aquelas “invisíveis” do dia a dia: a ida ao cinema, uma pizza com os amigos, o lanche antes da faculdade.

Quanto mais disciplinado e organizado em relação ao seu orçamento, maior o aprendizado rumo à sua independência financeira. Sucesso!

Fonte: Finanças Práticas

 

Sou Mais Sicoob Credpit fb

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br