Você sabia que o uso consciente de produtos e serviços financeiros, entre eles o crédito, ajuda as empresas a identificar oportunidades e a se tornarem mais competitivas?
Vamos conversar sobre a Educação Financeira e seus benefício econômicos e quando bem aplicada torna sua empresa mais saudável.
Para fazer o melhor uso dos produtos e serviços financeiros, no entanto, é preciso ficar atento a conceitos e também a comportamentos. Gostaria de compartilhar alguns deles.
- Entender o funcionamento do mercado e o modo como os juros influenciam, a favor e contra, a vida financeira da empresa, é fundamental.
- Comprar de forma consciente é algo que precisa ser analisado sempre.
- Utilizar o crédito com sabedoria diante das oportunidades de financiamentos disponíveis para evitar o superendividamento também é recomendável.
- Assim como entender a importancia e as vantagens de planejar e acompanhar o orçamento da empresa.
- Compreender que a poupança é um bom caminho.
- E por fim, mater uma boa gestão financeira faz toda a diferença.
É muito comum que as pessoas que trabalham por conta própria adotem a postura de misturar a vida pessoal com a empresarial.
Este hábito acaba gerando a sensação no empresário que ele trabalha muito e que não vê “a cor do dinheiro”.
É importante saber que, ao separar as finanças do negócio da sua vida pessoal, o empresário terá a exata idéia do quanto o empreendimento está sendo lucrativo ou não, e se é possível investir para ampliar o resultado.
Outra situação que deve ser observada é que em qualquer momento do negócio, o controle financeiro gera segurança e tranqüilidade, além de promover o conforto e reduzir riscos de se sentir desorientado e possivelmente endividado.
A falta de controle é o primeiro sinal de alerta que as coisas podem não estar indo tão bem quanto se imagina.
Fonte: Blog do Sebrae/PR
Compartilhe isso: