Você já reparou que muitos dos sonhos envolvem dinheiro para a sua realização? O caminho, portanto, inclui planejamento financeiro.

Figura1

Quando você define concretamente um objetivo, ganha motivação para iniciar seu planejamento e colocá-lo em prática, com disciplina. A trajetória não é fácil: trata-se de abrir mão de algumas decisões de consumo hoje, para guardar dinheiro suficiente para alcançar o que deseja.

Resultados
Com um pouco de planejamento, você vai se surpreender com o resultado: certamente vai usar melhor seu dinheiro, reavaliar despesas e pensar em formas de economizar.

Usando seu orçamento para lhe orientar nas despesas, vai aprender como economizar e como poupar dinheiro, seja para os gastos inesperados, quanto para planejar melhor o seu futuro.

Seu orçamento
Quando se tem uma planilha de orçamento organizada, com informações bem completas sobre quanto você recebe todo mês e quanto você gasta, fica muito mais fácil compreender sua situação financeira.

Com sua planilha em ordem e suas contas em dia, é hora de exercitar a prática de guardar dinheiro.

Assim que receber seu salário, destine em torno de 10% dele para outra conta corrente, e não mexa nesse dinheiro. Não espere o mês terminar para você guardar o que restar. Planejadores financeiros recomendam guardar mensalmente 10% da sua renda, mas tudo depende da sua realidade. Estabeleça este percentual e comece o quanto antes.

Educação Financeira
Poupar dinheiro exige esforço e a criação de um hábito. No início, guarde este dinheiro em uma conta poupança ou aplique em algum investimento de baixo risco, que lhe assegure segurança e liquidez (você consegue sacar o dinheiro rápido, caso precise dele).

Pense, primeiro, em realizar sonhos de curto prazo. Isso lhe dará muita motivação para cultivar o hábito de poupar, pois verá resultados rápidos. Veja só alguns exemplos: “quero poupar para viajar nas férias. Tenho seis meses para isso”. Ou: “quero guardar dinheiro para comprar uma TV”. O importante é começar, estabelecendo metas.

Realize seu sonho
Além de guardar dinheiro, você deve estabelecer sua estratégia. Por exemplo: caso queira comprar um carro e pretenda financiá-lo, tenha sempre em mente algumas lições importantes:

  • Quanto maior o valor que você der de entrada, melhores as chances de negociar preços e menor o impacto dos juros nas parcelas do financiamento.
  • Compreenda muito bem o efeito dos juros nas parcelas. Compare o valor à vista com o total financiado e veja a diferença.
  • Não se prenda apenas ao valor da parcela no financiamento, mas sim ao valor total que será pago pelo veículo. Assim você tem noção clara quanto ao efeito dos juros.
  • Vá devagar: compre um carro de acordo com sua necessidade atual e padrão de renda. Nada de dar saltos maiores do que seu bolso permite.
  • Verifique se o valor da parcela do financiamento cabe em seu orçamento, tanto hoje quanto daqui a um ano, caso o prazo negociado seja bem longo.
  • Pondere, só feche negócio quando tiver certeza e boa sorte!

 

Fonte: Finanças Práticas

 

O dinheiro que você precisa com a liberdade para usar como quiser. Visite uma de nossas agências e conheça todas as vantagens que você pode conseguir com o Crédito Consignado do Sicoob Credpit.

 

credito-consignado-sicoob-credpit-2

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br