Figura1

Uma das regras do Planejamento Financeiro é identificar alternativas de esticar o seu dinheiro: pensar duas vezes antes de comprar algo, olhar sua planilha com atenção, mobilizar a família na tarefa de economizar dinheiro.

Mas é possível fazer mais! Você já parou para pensar em quanto de impostos recolhe todo ano? Essa preocupação vem à mente na hora da declaração do Imposto de Renda, quando muitos contribuintes percebem a “mordida do leão”.

É importante saber que existem formas de reduzir esse efeito e uma delas é aproveitar o benefício fiscal do Plano de Previdência.

O que é benefício fiscal?
Nos planos PGBL e nos Fundos de Pensão (que são, basicamente, os planos oferecidos pelas empresas, aos seus funcionários), o dinheiro que você deposita ao longo do ano (aportes ou contribuições) pode ser descontado do imposto de renda a ser pago, no limite máximo de 12% da sua renda bruta anual tributável.

Para isso, é importante utilizar, na hora de declarar o imposto de renda, o modelo completo de declaração e ter contribuído com o INSS durante o ano-calendário.

De olho no planejamento financeiro
Funciona assim: basta observar o rendimento bruto anual, com a soma dos doze salários, mais os extras (décimo terceiro salário, férias, bonificações), e calcular 12%.

Depois disso, é preciso comparar este total com os aportes realizados, ao longo do ano, no Plano de Previdência, para ver se este valor atingiu os 12%.

Por isso, todo final de ano, fala-se muito no Benefício Fiscal do Plano de Previdência Privada: para que seja feito esse balanço, visando verificar se o valor investido ao longo do ano atingiu o valor que pode ser descontado do IR.

Fonte: Finanças Práticas

O seu futuro já começou! Invista em um plano de previdência do Sicoob Credpit e fique tranquilo.

Clique na imagem, faça sua simulação e veja o quanto investir e de quanto tempo você precisa para atingir seus objetivos.

Sicoob Credpit - Previ

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br