Eles são a maior alegria da nossa vida, mas custam caro! Ter filhos também exige planejamento financeiro.

O educador financeiro Reinaldo Domingos estima em até 30% o aumento nos gastos da família ainda durante a gravidez, quando é preciso comprar enxoval, arrumar a casa e ter um plano de saúde. Depois, a tendência é até aumentar o desembolso.

O Invent calcula que uma família de Classe Média gaste R$ 400 mil na criação de um filho até os 23 anos. Educação e plano de saúde são os valores mais altos na planilha.

Algumas dicas:

– Compare preços das lojas de rua com a internet. Comprando em quantidade, é possível eliminar a cobrança de frete.
– Inscreva-se em sites que vendem produtos para bebês. Começa no Brasil o costume de enviar cupons de desconto por e-mail.
– Peça fraldas de presente. Roupas e calçados dependem do gosto dos pais e deixam de servir rapidamente. Grande chance de desperdício.
– Procure brechós na sua cidade. Em Porto Alegre, há vários. Vendem de mamadeiras a berços. Alguns produtos ainda estão com etiqueta e dentro da embalagem.

Cofrinho

Com filhos, é mais importante ter uma reserva financeira para emergência. Ainda mais para quem não tem o privilégio de contar com a ajuda da família.

Nove meses para guardar dinheiro é pouco. Acha dois anos muito? Acredite: a tranquilidade financeira compensa. É mais tempo, mais saúde e mais alegria para curtir os pequenos em uma das melhores fases da vida!

Fonte: Clic RBS

Figura1

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br