5 sugestões para animar o Dia das Criança e ainda ensinar bons valores.

No Dia das Crianças, não precisa necessariamente ter um presentão novinho em folha. Mas é preciso, sim, ter a presença, a atenção e o carinho dos pais e responsáveis (o que, aliás, não deve ser exclusividade da data). Melhor ainda se for brincando com jogos que também podem ensinar às crianças sobre a convivência em grupo, a colaboração e a cooperação.

Então, que tal chamar a garotada para fazer um Dia das Crianças mais divertido com jogos e brincadeiras cooperativos? Reúna os coleguinhas de classe, os primos, amiguinhos ou vizinhos e confira, a seguir, 5 ideias para todo mundo entrar na brincadeira.

1 – Bola no lençol

O que é necessário:

  • 1 lençol
  • 1 bola
  • Pelo menos 4 pessoas

O jogo:

As crianças devem ficar em volta do lençol, segurando-o de maneira que fique aberto e esticado. A bola é colocada sobre o lençol e todos devem sacudir o lençol para cima e para baixo fazendo a bola se mover. O desafio é que haja cooperação no movimento de todos para não deixar a bola cair do lençol.

2 – História coletiva

O que é necessário:

  • Pelo menos 3 pessoas

A brincadeira:

Reúna as crianças em uma roda e inicie uma história, interrompendo-a logo no início (ex.: Era uma vez, um menino que…). A criança ao lado deve continuar a ideia, adicionando um novo trecho à história (ex.: um menino que tinha asas nos pés…). E assim sucessivamente.

Se o grupo for muito grande, alguém pode ir anotando as ideias que vão sendo adicionadas para não deixar a história se perder.

3 – Nó humano

O que é necessário:

  • Pelo menos 7 pessoas

A brincadeira:

A brincadeira começa com as crianças em roda, de mãos dadas, memorizando quem está do seu lado direito e quem está do seu lado esquerdo. Em seguida, todo mundo solta as mãos e anda livre no meio do círculo. Quando estão todos misturados, devem parar onde estão e, sem sair do lugar, dar as mãos para quem estava antes à direita e à esquerda, formando, assim, o nó humano. O desafio é que todos cooperem para desfazer o nó e formar novamente a roda sem ter que soltar as mãos.

4 – Passar o bambolê

O que é necessário:

  • 1 bambolê
  • Pelo menos 5 crianças

O jogo:

As crianças devem formar uma roda e dar as mãos, com o bambolê no braço de uma delas. A criança que tem o bambolê no braço deve, sem soltar as mãos dos colegas, passar o bambolê pelo corpo inteiro, até o brinquedo chegar ao outro braço e ser passado para o próximo colega. Todos da roda devem cooperar até que todas as crianças passem pelo bambolê.

5 – Pega-pega de serpente

O que é necessário:

  • Pelo menos 7 pessoas

A brincadeira:

Começa como um pega-pega (ou pique-pega) normal, em que um pegador persegue os outros participantes enquanto correm. Só que, quando o pegador alcança alguém, os dois dão as mãos e seguem juntos em perseguição aos demais até que todos façam parte da serpente pegadora.

 

Gostou do artigo? Tem outras dicas? Comente, compartilhe!

 

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

Blog Sicoob Credpit

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *