O sistema de consórcio tem atraído cada vez mais a atenção do consumidor brasileiro, principalmente para aquisição de imóveis, serviços e veículos. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), foram acumuladas cerca de 809,1 mil adesões em 2016, enquanto que em 2015 esse número foi de 793,5 mil, um aumento de 2%.
Segundo dados da ABAC, o estado de Minas Gerais registrou no ano passado um aumento no uso do consórcio para compra de imóveis e motocicletas. No caso das motocicletas, o índice foi de 49,2% em 2015. Em 2016, ele atingiu 52,9%, um aumento de 3,7 pontos percentuais.
No segmento de imóveis, Minas Gerais registrou um aumento de 4,4% da participação de consórcios nas vendasem 2016, quando comparado com 2015 – uma variação entre 17,6% e 22%.Dessa forma, o estado ficou acima da média nacional, que foi de 21,6%.
A principal vantagem do consórcio é a ausência da cobrança de juros, sendo preciso apenas arcar com taxas administrativas. Além disso, a modalidade é uma interessante opção no atual cenário da economia brasileira, em que a população tem cada vez mais dificuldades para acesso ao crédito.
Além da compra de bens, o crédito do consórcio pode ser também uma opção para aposentadoria e investimento para outras finalidades. O consorciado ainda pode utilizar o crédito para quitar financiamento próprio ou de terceiros, modalidade essa que vem crescendo nos últimos anos.
Fonte: PQN
Seja qual for o seu sonho, no Sicoob Credpit você está mais perto de realizá-lo.
Compartilhe isso: