Mais um ano se passa e você se depara com as lindas decorações de Natal nas lojas de rua e nos shoppings. Daí vem aquela vontade de comprar, seja para você, ou para presentear as pessoas queridas. E como resistir?

 

O importante é ter consciência da necessidade de economizar, de esticar sua renda ao máximo porque, por mais que você possa receber dinheiro extra (13º salário, férias e outras bonificações, por exemplo), são muitas despesas a considerar, e você deve se preocupar em poupar ao menos uma parte, seja para os gastos de início de ano, para construir sua reserva de emergência, para realizar sonhos ou mesmo para garantir seu futuro.

Tudo isso parece longe para você? Planeje-se! Defina prioridades, faça uma lista bem consciente e veja como proteger seu bolso.

Como economizar nas compras de Natal?

  • Planeje suas compras de Natal: não deixe tudo para a última hora. Cheque seu orçamento e visite lojas com antecedência. Isso facilita a pesquisa de preços e a negociação de desconto e condições de pagamento.
  • Pesquise preços: vale fazer uma cotação na internet e visitar virtualmente algumas lojas, onde poderá conhecer melhor o produto, as opções de modelos existentes e as vantagens, antes de chegar à conclusão. E mais: nada de fazer compras com pressa. Com certeza o resultado não será dos melhores.
  • Resista ao consumo: na hora de comprar roupas para você, para garantir looks alegres e bonitos para você nas festas de fim de ano, procure arrumar bem seu armário e verificar peças “esquecidas” que podem ser retomadas, com a compra de alguns acessórios ou artigos básicos para composição. Você pode ainda customizar algumas peças e renovar seu estilo, rumo a 2019. Experimente!
  • Presentear é bom, mas controle-se: abuse da sua criatividade, capriche nas lembranças e nas embalagens originais. Lembre-se: nem sempre o mais caro é o melhor. Faça sua lista, já definindo um valor para cada pessoa. Essa referência facilita, e muito, a tarefa de comprar. Lembre-se: Você não precisa prejudicar seu orçamento para manifestar seu afeto.
  • Use seu 13º salário com consciência: planeje o uso deste dinheiro extra. Você pode até comprar alguns itens da sua lista com ele, mas lembre-se, primeiro, de quitar dívidas mais altas ou juntar dinheiro para as contas de início do ano.
  • Faça bom uso do crédito: seja um consumidor responsável, não apenas pesquisando preços e comprando o que lhe for útil, mas também analisando muito bem as opções de pagamento. Evite abusar das compras parceladas que, em algumas situações, podem trazer juros embutidos.
  • Pechinche, esse é um direito seu: verifique as condições de pagamento, os prazos, as facilidades e o desconto à vista. Negocie para valer, seu bolso agradece!
  • Não compre o presente de última hora: comprar com pressa nunca é bom! Você corre o risco de enfrentar lojas lotadas e, assim, perde a chance de escolher bem, economizar e negociar.
  • Atenção às datas: também nas compras online, use o tempo a seu favor. Afinal, você corre o risco de não ter a mercadoria entregue na data esperada. Fique de olho!

Fonte: Finanças Práticas

 

O seu futuro já começou! Invista em um plano de previdência do Sicoob Credpit e fique tranquilo.

Clique na imagem, faça sua simulação e veja o quanto investir e de quanto tempo você precisa para atingir seus objetivos.

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br