Que tal economizar dinheiro e aprender a ter controle financeiro, de forma a poder aproveitar melhor o momento presente e, ainda, pensar também no seu futuro? Aprenda a guardar dinheiro, mesmo ganhando pouco!

Você sabia que, por conta do descontrole financeiro, há pessoas com muito dinheiro que vivem completamente endividadas e enfrentam a inadimplência? Sim… saber administrar o que se ganha é fundamental. Sua receita é sempre o ponto de partida para o controle do seu orçamento.

Para conseguir realizar um planejamento financeiro eficaz, considere o valor real recebido em cada mês, que deve ser a sua renda líquida (o que você recebe, descontados os impostos). Com essa informação em mãos, estabeleça quais gastos poderá realmente assumir.

Dicas para poupar dinheiro

Comece com o controle de gastos, analise para onde está indo seu dinheiro e reflita sobre a qualidade dos seus gastos e reveja hábitos.

É possível economizar dinheiro no dia a dia, com pequenas atitudes que, no final do mês, podem fazer uma grande diferença. Confira:

  • comer menos fora de casa;
  • deixar o carro na garagem;
  • pesquisar preços;
  • reduzir despesas: avalie no seu orçamento quais despesas podem ser eliminadas, mesmo que temporariamente, e as que você consegue reduzir;
  • economizar água e luz: observe o tempo no banho, feche a torneira enquanto ensaboa a louça, acumule roupas para lavar na máquina ou para passar tudo de uma vez. Substitua as lâmpadas pelas econômicas, procure manter a casa aberta para aproveitar a luz natural, desligue os eletroeletrônicos quando não estiver usando;
  • rever seus hábitos financeiros: verifique, no seu dia a dia, quais gastos podem ser reduzidos. Reveja ou substitua o plano da academia, avalie como você utiliza seu dinheiro e se tem o hábito de comprar por impulso;
  • levar lista no supermercado;
  • avaliar serviços contratados: assinatura de revista, serviços de TV a cabo e internet, plano de saúde etc. São tantos os serviços pelos quais pagamos em nosso dia a dia, que nem nos damos conta. Verifique, um por um, a possibilidade de negociar preços, cogitando a troca de fornecedor ou de pacote se valer a pena.
  • fugir das desculpas: para manter seu orçamento sob controle, além de monitorar seus gastos (relacionando-os mensalmente na sua planilha), você deve observar a forma como consome. Pense e responda: você sempre arruma uma justificativa para acabar gastando mais do que deve?
  • evitar as compras por impulso: revendo hábitos e planejando melhor os seus gastos, é possível guardar dinheiro para a realização de sonhos, objetivos que você pode definir para serem alcançados no curto, médio e longo prazo. A educação financeira lhe possibilita grandes conquistas.

Lembre-se: economizar dinheiro é uma das principais lições de Educação Financeira e o caminho para a realização de muitos sonhos. Defina a sua estratégia, sonhe e realize!

Fonte: Finanças Práticas

 

Você já sabe, não é? Com o Sicoob Seguros todo mundo pode ficar tranquilo!

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br