Ensine seus filhos sobre a necessidade de priorizar escolhas.
Você pode caprichar na educação financeira do seu filho, de forma bem simples: transmitindo a ele os valores que realmente importam, colocando limites e vigiando sua própria postura (como pai, ou mãe), já que as crianças aprendem muito por observação, e os pais são geralmente a melhor referência.
É vital que a criança cresça tendo contato com conceitos de educação financeira, para que desenvolva a capacidade de se relacionar bem com o dinheiro e aprenda a utilizá-lo da melhor forma. Filhos educados financeiramente se tornam muito mais responsáveis e aptos a cuidar do seu futuro.
Compartilhe alguns conceitos básicos desde cedo: a importância do trabalho e do que seu salário consegue proporcionar à família. Ensine-os sobre a necessidade de priorizar escolhas. Você pode fazer esse exercício em casa, no dia-a-dia, sem muitos conceitos ou formalidades.
Seu filho pode participar das decisões financeiras em família, respeitando-se, claro, a idade dele. O hábito de conversar sobre os planos e necessidades é muito saudável, quando bem conduzido.
Na hora de pedir algo (um presente fora de hora, por exemplo), ele não vai estranhar ou combater o seu “não”, caso venha acompanhado de um bom argumento. Algo como: “temos que guardar dinheiro para a nossa viagem de férias… Foi uma decisão de todos e será algo bom para toda a família, lembra-se?” Dessa forma, você transmite a ele ensinamentos valiosos, que serão utilizados durante toda a vida.
Fonte: Finanças Práticas
Indique o Sicoob Credpit em sua declaração de IRPF e antecipe sua restituição. O crédito é direto em sua conta para você usar como quiser.
Compartilhe isso: