Já estamos chegando ao fim de 2015. Esta é uma boa hora para fazermos um balanço de tudo que vivemos neste ano, se conseguimos alcançar nossas metas pessoais, profissionais e financeiras ou se falta muito ainda para realizar.
Neste momento, repensar nossas estratégias, nossas decisões e principalmente nosso comportamento em relação aos nossos planos, nos ajuda a conseguimos identificar, por exemplo, algum deslize que acabou comprometendo nosso bolso ou nos impedindo de chegar lá.
Aproveite essa pausa para reflexão e com a ajuda das dicas abaixo reveja seu comportamento quanto a:
Reveja Comportamentos
Compras por impulso
Gastos sem planejamento podem prejudicar o seu orçamento. Uma dica para mudar esse comportamento é se fazer duas perguntinhas antes de comprar:
1) Preciso mesmo desse produto ou serviço?
2) Esse gasto pode comprometer meu orçamento?
3) Ele faz parte de alguma das minhas metas?
Outra sugestão é o uso de listas e tabelas para você controlar as entradas e saídas de dinheiro. Além de auxiliar no planejamento, elas ajudam a identificar com mais facilidade onde é possível cortar gastos, quando tiver necessidade.
Festas e gastos de fim de ano
Durante as festas de fim de ano, é comum termos mais despesas, com as ceias de natal e ano novo, viagens de férias e presentes. Mas lembre-se, a tendência para este ano é que os produtos e serviços estejam ainda mais caros nos meses de novembro e dezembro e por isso é importante fazer um planejamento antes de sair às compras e viajar.
Planejamento para o próximo ano
É no final do ano que recebemos o 13° salário, bonificações e férias. Nada melhor do que somar a quantidade de renda extra que cai nestes últimos meses para se programar com os primeiros gastos do próximo ano e até poupar. Um bom destino à esse dinheiro pode ser quitar o IPVA, IPTU, matrícula e material escolar. Assim você já resolve estes primeiros gastos e começa o ano com o bolso em dia.
Novos Gastos
Para conquistar sonhos e atingir metas, veja quanto é possível economizar por mês de acordo com seu fluxo de caixa. Estipule um prazo para realizar seus objetivos e não deixe de guardar recursos para isso. Quando se tem um foco, é muito mais fácil se controlar e economizar. Afinal, quem não gosta de realizar sonhos?
E você, tem alguma dica para começar o ano com o pé direito? Conte pra gente nos comentários.
Fonte: Meu bolso em Dia
Compartilhe isso: