Como entrar em um grupo em andamento? E quanto tempo você precisa esperar para comprar sua casa? Tire estas e outras dúvidas antes de comprar um consórcio de imóveis.

Figura1

Comprar a casa própria à vista não é uma realidade para a maioria das pessoas. Mesmo assim, comprar um imóvel está mais perto do que parece, afinal, existem outras maneiras de tornar esse sonho possível. E uma delas é fazer um consórcio de imóveis.

Nele, um grupo de pessoas se junta para financiar o imóvel, pagando parcelas mensais para a administradora. Para entender os detalhes desse negócio, confira as respostas do presidente da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), Paulo Rossi, para 16 perguntas comuns sobre o assunto.

1. Como funciona o consórcio de imóveis?

Um grupo de pessoas se reúne para comprar um imóvel e cada uma paga parcelas mensais para a administradora, que fica responsável por gerenciar o dinheiro. Quando as parcelas alcançam o valor determinado – por exemplo, um consórcio de R$ 100 mil –, um participante é sorteado e pode comprar a casa.

Os consórcios de imóveis costumam durar de 10 a 15 anos, ou seja, você pode ser sorteado no começo ou esperar anos para receber o prêmio. É por isso que ele é uma boa opção para quem não está com pressa.

2. Como eu entro em um consórcio de casa?

Para participar de um consórcio de casa, você deve procurar uma administradora. É ela que reúne as pessoas que querem um imóvel. Quando atingir um número mínimo de participantes, o consórcio começa. No entanto, antes de entrar no consórcio, você precisa saber quais são as parcelas para o imóvel que deseja.

3. Como eu faço o pagamento das parcelas de um consórcio de imóvel?

A administradora é quem cobra os participantes todos os meses. “A empresa envia um boleto. E nele também estão todas as informações sobre o consórcio, como quantas pessoas foram sorteadas no último mês”, esclarece o presidente da Abac, Paulo Rossi.

4. As parcelas do consórcio de imóvel têm juros?

O consórcio não tem juros, como em um financiamento, mas você paga a taxa da administradora. Por isso, as parcelas podem sofrer reajuste uma vez por ano. Essa mudança acontece por vários motivos. Um deles é a alteração dos preços dos materiais de construção, por exemplo.

5. Como faço para ser contemplado no consórcio de imóvel?

Existem duas maneiras de receber o imóvel. Uma delas é o sorteio mensal e a outra é dando lances. Nesse último caso, quem oferece mais dinheiro no lance leva a casa, como acontece em um leilão.

6. Se o meu lance do consórcio de casa não for o mais alto eu perco meu dinheiro?

Não. Quando o lance do participante não é o ganhador, ele pode pegar o dinheiro de volta ou usar para quitar as próximas parcelas do consórcio.

7. Quantos sorteios acontecem por mês?

O número de sorteios varia para cada administradora, pois elas têm regras próprias. E também varia de acordo com o número de participantes do consórcio uma vez que, quanto mais pessoas, mais dinheiro será arrecadado para comprar o bem.

8. Eu tenho que continuar pagando as parcelas depois de ser sorteado?

Sim. Independentemente de ser sorteado cedo, você deve continuar pagando até todas as pessoas do seu grupo receberem o imóvel.

9. O que acontece se eu atrasar o pagamento do consórcio de imóvel?

Há cobrança de juros e multa, que deverão ser pagos até o próximo sorteio. Mas se você atrasar muitas parcelas poderá sofrer consequências mais graves, como ser excluído do grupo. No caso de uma pessoa que já foi sorteada e deixou de pagar, a administradora pode entrar com um processo e fazer a apreensão do imóvel.

10. O que fazer se eu não consigo mais pagar o consórcio de casa?

Se você percebeu que não está dando conta das parcelas, pode tentar três saídas:
. Passar a sua participação para outra pessoa, que irá comprar a cota;
. Procurar outro bem que está sendo sorteado pela mesma administradora, pois as parcelas podem ficar mais baratas;
. Em último caso, ir até a administradora e pedir sua exclusão do grupo. Você terá que pagar uma multa e esperar ser sorteado para receber o dinheiro que pagou nas parcelas anteriores.

11. Eu recebo a carta de crédito em dinheiro?

Não. Quando a pessoa é sorteada, deve escolher a casa que deseja e informar para a administradora, que irá fazer todo o processo da compra. O dinheiro da carta de crédito não cai na sua conta – ele é usado na compra do bem.

12. Posso comprar outra coisa com a minha carta de crédito do consórcio de casa?

Você pode escolher outro bem, desde que ele seja da mesma categoria que o seu. Por exemplo, no consórcio de imóveis, você pode comprar uma casa nova, usada, um apartamento ou terreno.

13. E se o imóvel que eu quero tiver um preço diferente da minha carta de crédito?

Não tem problema. Se a casa for mais barata, você pode comprá-la e usar o resto do dinheiro para quitar as parcelas do consórcio, o IPTU e o registro do imóvel. Se for mais cara, você pode usar a carta de crédito e completar o restante do dinheiro.

14. Qual é o prazo máximo para comprar o imóvel, depois que fui sorteado?

Até o consórcio acabar. Se você for sorteado e não quiser comprar o imóvel naquela hora, a administradora deve depositar o valor da carta de crédito em uma poupança. “Lembre-se que a compra do imóvel não é tão fácil quanto a de um carro”, aponta Rossi. Por isso, pesquise bem antes de fechar o negócio.

15. Minha casa foi atingida por uma enchente e não posso mais morar lá. Tenho que continuar pagando o consórcio?

Sim. Por isso é importante fazer um seguro residencial, para não ter imprevistos. Os consórcios não incluem seguros nos planos.

16. Como saber se a administradora do consórcio de casa é confiável?

“A empresa deve ter autorização do Banco Central para funcionar”, explica o presidente da Abac. Confira o ranking de administradoras de consórcio autorizadas pelo Banco Central. Além disso, é importante avaliar a qualidade de atendimento já que você terá relacionamento com a administradora por vários anos. Vale conferir o ranking que a Konkero preparou comparando as 9 maiores administradoras de consórcio de imóvel.

17. Posso comprar casa, apartamento ou terreno com um consórcio de imóvel?

É possível comprar qualquer tipo de imóvel em um consórcio desde que ele esteja legalizado e com a documentação em dia. Portanto, entendemos que você pode comprar casa, apartamento e mesmo um terreno se for contemplado num consórcio de imóvel. De toda forma, antes de fechar a compra verifique com a administradora se existe alguma restrição.

Fonte: Konkero

 

Seja qual for o seu sonho, no Sicoob Credpit você está mais perto de realizá-lo.

Sicoob Credpit - Consorcios

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br