Depois de tanto trabalho, o merecido descanso. Para curtir ao máximo o momento tão sonhado, a dica é planejar, para esticar o tempo livre e seu dinheiro também!

Figura1

A melhor alternativa para programar a viagem de férias é escolher os meses de baixa temporada, em função dos preços menores, dos pacotes promocionais e do movimento menor nos hotéis e pontos turísticos. É possível incluir vários passeios, comer melhor e até fazer umas comprinhas extras, em função dos preços mais vantajosos.

Diversão com filhos
Quem tem filhos sabe bem o quanto tirar férias pode representar um rombo no orçamento. Afinal, por conta do calendário escolar, fica complicado (dependendo da idade das crianças) aproveitar o descanso fora de temporada, para não comprometer seu ano letivo. O que fazer, então?

Caso a família sonhe com uma viagem especial e só tenha os meses mais caros para viajar, o caminho é um só: planejar o passeio com antecedência, poupando mensalmente para a realização deste sonho, definindo cada detalhe, curtindo cada decisão. Procurem comparar preços, seja contratando pacotes fechados, seja montando o roteiro de vocês.

Coloquem tudo na ponta do lápis, incluindo documentação necessária, caso se trate de viagem internacional. Façam uma lista completa de tudo o que vão precisar e… Cuidado com o que lhe oferecerem: observem atentamente o que está incluído no pacote antes de fecharem algo.

Na prática
Por exemplo: vocês veem um anúncio da sonhada viagem e já saem comemorando, achando que está de graça, na comparação com outras divulgações que já viram? Cuidado: diferença de preço existe, mas quando algo parece barato demais, é importante desconfiar. Verifiquem, por exemplo:

  • O pacote inclui só passagens e estadia?
  • Qual o padrão do hotel e da companhia aérea?
  • Hospedagem inclui café da manhã?
  • Hotel oferece infraestrutura, restaurantes?
  • Quais passeios pretende fazer? Quanto imagina gastar nos parques?
  • Hotel é próximo dos passeios ou terá de alugar carro?
  • Quanto irá gastar com refeições?

Tudo na ponta do lápis
Outro ponto a considerar: muita atenção ao parcelamento da viagem. Hoje em dia é possível pagar tudo em dez, doze vezes sem juros.

Imaginem, por exemplo, uma família que, em agosto, resolve viajar em outubro, financiando tudo em dez vezes. Para decidir, consideraram o valor da parcela, quanto ganham de salário hoje e… tudo certo!

O cálculo não é bem este: além das parcelas, há muitos outros gastos durante a viagem. Isso significa que, na volta, estarão muito mais “apertados” do que agora. Procurem elaborar uma planilha de orçamento com todos os gastos da viagem, incluindo “antes”, “durante” e “depois”. Quanto mais detalhes puderem incluir para estimar os gastos, melhor!

Enquanto a sonhada viagem não chega, vocês podem planejá-la em família, definindo uma estratégia de controle de gastos até lá.

Definam um valor mensal a ser poupado, com este objetivo. Quando todos se sentem unidos em torno de um mesmo sonho, os resultados são impressionantes. Experimentem!

Fonte: Finanças Práticas

 

O dinheiro que você precisa com a liberdade para usar como quiser. Visite uma de nossas agências e conheça todas as vantagens que você pode conseguir com o Crédito Consignado do Sicoob Credpit.

credito-consignado-sicoob-credpit-2

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br