Ele é uma das modalidades de crédito com menos juros no mercado. O prazo para o pagamento é de 72 meses, o que equivale a seis anos. Saiba mais!
O empréstimo consignado para aposentados é um crédito que costuma ter juros menores do que um empréstimo pessoal. Por isso, ele é uma das opções mais indicadas para precisa de dinheiro para cobrir uma emergência ou uma dívida no cartão de crédito, por exemplo. Além disso, este tipo de empréstimo é atrativo para os bancos porque costuma ter pequenos atrasos no pagamento.
No caso dos aposentados pelo INSS que procuram um consignado, o valor do empréstimo será calculado com base na aposentadoria que eles recebem. E o pagamento das parcelas sairá do benefício antes que este dinheiro caia na conta deles. Até aí, as regras são as mesmas para pensionistas do INSS. Mas para os aposentados existe um limite de até 72 meses (ou seis anos) para o pagamento do empréstimo.
O governo mudou esse prazo em setembro de 2014 porque muitos aposentados e pensionistas conseguiam pagar o empréstimo apenas nos últimos meses. Dessa maneira, quem pegou um consignado terá mais tempo para se organizar e quitar a dívida.
Outras regras que você precisa saber:
– Cobrança de juros mensais de no máximo 2,14%;
– Limite de 30% para o endividamento do cliente pelo valor do benefício recebido, seja a aposentadoria ou a pensão;
Fique esperto: não é porque o prazo aumentou que você deve pegar mais do que realmente precisa. Procure saber quanto realmente necessita desse empréstimo.
Fonte: Konkero
Compartilhe isso: