Sua vida é um verdadeiro corre-corre? Tem momentos em que nem sabe mais pra que lado está indo, de tantos assuntos para resolver no mesmo dia?
Pare, respire, reveja seu ritmo e suas prioridades. Há vários motivos para isso. Que tal conhecê-los?
Vida pessoal: sem dúvida, o maior e mais forte argumento é a sua saúde. Este sim é o seu maior patrimônio: se você não estiver bem, não poderá realizar nada, não poderá curtir e cuidar da sua família como gostaria. Lembre-se: seu bem estar vem primeiro!
Trabalho: com a cabeça no lugar e com tempo para refletir, você se sente mais descansado e disposto.
As empresas procuram profissionais criativos e participativos. Organizando melhor suas tarefas e se sentindo menos estressado, certamente terá ideias melhores, encontrará soluções para as questões profissionais e sentirá sua criatividade aguçada. Capriche!
Finanças: cuidar do seu planejamento financeiro não se resume apenas a olhar sua planilha e se esforçar para cortar despesas. Dessa forma, você pode sacrificar algumas atividades prazerosas, como a ida à academia e as atividades de lazer com amigos e família, por pura falta de tempo para pensar melhor.
Quando você organiza seu tempo e prioriza seus momentos de reflexão, consegue identificar prioridades, definir e respeitar seus objetivos e, melhor ainda, encontra equilíbrio para traçar sua estratégia de forma mais eficiente. Veja alguns exemplos:
- Quando vai “voando” ao supermercado, chega ao local sem lista e vai pegando tudo que considera necessário no momento, sem tempo de questionar. Com um pouco mais de calma, você poderia ter vistoriado sua despensa, anotado os itens que realmente estão faltando e, na hora das compras, poderia comparar preços, observar promoções e substituir algumas marcas, por exemplo. Faria uma grande economia, sem sacrifício.
- Com um pouco mais de tempo, seu “olhar” fica mais aguçado: você consegue, por exemplo, verificar formas de reduzir alguns gastos, eliminando serviços contratados e que não utiliza, substituindo outros por opções mais baratas e vantajosas etc. Quantas vezes já lhe ofereceram, por exemplo, pacotes de telefonia fixa, móvel e internet, e você não teve tempo nem de apurar do que se tratava? Quantas vezes, na entrada da sua casa, já tropeçou na revista que chega semanalmente e que nem chega a abrir?
- Na hora de planejar sua viagem de férias com a família, com tempo você pode pesquisar melhor, analisar opções, programar tudo com calma e até criar seu próprio pacote de turismo, gastando muito menos e certamente incluindo muito mais itens de diversão. Experimente!
- Quanto você gasta de tarifa no banco onde tem conta? Você sabe bem quais serviços utiliza no mês? Que tal olhar seu extrato com mais atenção?
- O transporte escolar é mesmo necessário para seus filhos? Você pode ter um vizinho com crianças na mesma escola e, na sua correria casa-trabalho, você nem sabe. Poderiam fazer um revezamento e economizar muito!
Além de encontrar maneiras de esticar seu dinheiro, é importante fazê-lo crescer. Para isso, não há mágica: é preciso fonte de renda (para ganhá-lo) e investimento.
Para investir, você precisa dedicar tempo à tarefa: para conhecer as modalidades, encontrar a melhor opção para o seu caso e traçar sua estratégia de diversificação.
E não para por aí! Depois de estabelecida sua carteira, você deve monitorá-la com frequência, para dar continuidade aos investimentos e, principalmente, para rever suas decisões sempre que necessário, buscando alternativas mais rentáveis, sempre de acordo com suas necessidades e seu perfil.
Convencido? Dê um tempo pra você! Sua saúde e seu bolso agradecem.
Fonte: Finanças Práticas
Compartilhe isso: