Curtir festas, shows e eventos com alegria não significa descuido com a sua segurança. Preparamos uma lista de orientações e dicas para que você e o seu dinheiro  possam ficar mais seguros. Confira!

 

Grandes eventos e festas, são oportunidades perfeitas para criminosos aplicarem golpes financeiros. Para aproveitar a folia com segurança, é importante conhecer os principais tipos de golpes e saber como se proteger.

Alguns dos golpes mais comuns aplicados em grandes eventos são:

  • Golpe do cartão: quando você realiza o pagamento, o vendedor olha a sua senha e, na hora de devolver seu cartão, troca por outro. Ao receber de volta o cartão, observe se seu nome está impresso e prefira passar você mesmo o cartão na maquininha. Se o seu cartão não tem o nome impresso, cole um adesivo para ficar mais fácil identificá-lo. Caso o vendedor informe que precisa passar o cartão novamente, desconfie.
  • Golpe da maquininha quebrada: acontece quando o visor da maquininha está quebrado ou danificado, impedindo que o cliente veja o valor que está sendo cobrado. Não aceite maquininhas quebradas e sempre confira o valor no visor. Se possível, ative as notificações de cobranças do seu banco.

Para evitar dor de cabeça no dia seguinte, é bom ficar atento a estas dicas de proteção:

  • Cuidado ao usar o cartão de crédito ou débito: mantenha-o sempre em sua posse e evite deixá-lo em mesas ou balcões. Não forneça sua senha a ninguém e confira sempre o valor da compra antes de realizar o pagamento, seja digitando sua senha ou por aproximação. Se possível, solicite – e confira! – o comprovante da transação.
  • Atenção ao seu entorno: desconfie de desconhecidos oferecendo produtos ou serviços sem identificação oficial do evento. Evite andar com grandes quantias de dinheiro em espécie e guarde seus pertences em local seguro.
  • Cuidado com furtos e roubos: ative as configurações de segurança do seu smartphone, como o duplo fator de autenticação, bloqueio de aplicativos por biometria e senhas, bloqueio automático de tela e desbloqueio somente com biometria facial/digital ou senha. Assim você impossibilita ou atrasa o acesso à sua conta. Em casos de furto/roubo, avise o seu banco imediatamente e peça para desabilitar o acesso à sua conta. Outra opção é utilizar o aplicativo Celular Seguro BR, oferecido pelo governo federal. Ele irá bloquear seu aparelho nas instituições conveniadas.
  • Ative as notificações do Super App SicoobAssim você acompanha as movimentações na sua conta e nos seus cartões, podendo ser informado com antecedência de possíveis cobranças indevidas.

Em nossa página de Segurança, você fica por dentro de ainda mais dicas para manter você e seu dinheiro seguros. De Fraudes e Golpes mais comuns a informações sobre a LGPD e Privacidade, você confere diversas orientações para ficar sempre seguro.

Além disso, com o novo Super App Sicoob, você tem mais segurança e tranquilidade para curtir a folia! Ele possui novas camadas de proteção, que oferecem diversas ferramentas e mecanismos com funcionalidades inéditas no mercado contra golpes e fraudes digitais. Você conhece um pouco mais sobre elas neste texto.

Além dessa camada de defesa cibernética, o Super App Sicoob possui funções básicas de segurança, como a opção de bloquear seu cartão em caso de perda ou roubo, consulta de saldo e das últimas transações, notificações a cada transação realizada e muito mais.

Fonte: Blog Sicoob

 

 

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br