Definir seu pro-labore adequadamente é fundamental para que as finanças pessoais não se misturem com as empresariais.

Uma das dúvidas que muitos empreendedores possuem quando começam o próprio negócio diz respeito a definição do pro-labore (a remuneração do empreendedor, ou seja, seu salário).

Basicamente falando, existem 2 fatores que você deve considerar na hora de estipular os seus ganhos. Contudo, antes de abordar esses fatores eu gostaria de falar sobre o problemão que você pode acabar adquirindo quando não define com precisão quanto pode tirar da empresa para gastos pessoais.

É bem provável que você já tenha lido ou escutado alguma história sobre empreendedores que acabaram enfiando os pés pelas mãos ao misturarem as finanças da empresa com seus gastos pessoais. Afinal de contas, casos assim são mais comuns do que podemos imaginar.

O grande problema em relação a isso é que ao não definir seu pro-labore você acaba abrindo brecha para a tentação de pegar dinheiro que não é seu – antes que você questione e diga que a empresa é sua e, portanto, o dinheiro é seu, deixarei claro que a empresa, na forma de pessoa jurídica, possui vida própria, logo precisa pagar contas para poder se manter na ativa – e, justamente por isso, estipular quanto você pode pegar e quanto não pode, é super importante.

Dito isso, falarei então sobre os 2 fatores que devem ser considerados para a definição do seu pro-labore.

Gastos pessoais mensais – A primeira coisa que você deve fazer para poder definir o seu pro-labore é listar todos os seus gastos pessoais durante o mês inteiro. Isso significa que você deve saber com total clareza quais são as contas que você deve pagar todo santo mês. Esses são os seus custos fixos, por assim dizer.

Obs.: Não adianta querer viver uma vida de rei quando sua empresa não tem condições de arcar com esse custo. Fique atento e seja realista!

Salário de mercado – A segunda coisa que você deve fazer é procurar saber quanto ganha um profissional no mercado que ocupe a mesma função que você na sua empresa. Pense da seguinte maneira: quanto você teria que pagar para esse profissional se fosse contratá-lo amanhã?

Fonte: Blog Negocioteca

Aplicações RDC

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br