Pense em suas prioridades e planeje melhor o uso do seu 13º.

Figura1

Se você trabalha com carteira assinada, provavelmente, já começou a pensar em como vai utilizar o seu 13º salário. Mas antes de sair gastando o que ainda não tem, é bom planejar-se financeiramente para aproveitar melhor o benefício.

Quer saber como fazer isso? Pensando nas suas prioridades.

Não existe uma regra geral para você fazer melhor uso do seu 13º. O ideal é que essa renda extra atenda aos seus propósitos e prioridades, trazendo maior bem-estar para você e para sua família. A questão é que não dá para pensar só no bem-estar do presente e esquecer o futuro.

Então, vamos ver alguns casos para refletir melhor sobre o assunto:

– Se você tem dívidas ou financiamentos
Dívidas e parcelas de financiamento devem ser consideradas, segundo especialistas, como prioridades financeiras. Quem tem parcelas em atraso deve, portanto, reservar parte proporcional do 13º salário para quitar esses débitos.

E mesmo quem está com as parcelas em dia, mas tem outras a vencer, pode usar parte do 13º para adiantar o pagamento de algumas prestações e ficar mais tranquilo.

– Se você tem família grande
Talvez você não tenha dívidas nem financiamentos, mas pode ter bens e uma família que depende de você. Nesse caso, é bom já ir pensando nas despesas de início de ano, como impostos, seguros, matrículas, material escolar, etc. E poupar uma parte do seu 13º para saldar essas contas pode ser uma ótima estratégia.

Além disso, quem tem família grande costuma ter gastos com festas e presentes de fim de ano. Então, após reservar a parte para saldar os compromissos futuros de início de ano, você pode pensar também em quanto dedicar do seu 13º salário para esses consumos de final de ano.

– Se você está planejando tirar férias
Além de garantir algumas reservas para prioridades financeiras – como dívidas e contas de início de ano – você também pode aproveitar o seu 13º salário para garantir o lazer da sua família, com uma viagem de férias, por exemplo.

Nesse caso, planejar-se com antecedência é uma das melhores formas de economizar. Então, comece baixando gratuitamente o e-book Viaje Gastando Menos com dicas para organizar sua viagem e economizar, desde a hospedagem até os passeios.

– Se você planeja realizar um sonho ou projeto em 2018

Se você está planejando começar seu próprio negócio, fazer um intercâmbio, comprar a casa própria ou trocar de carro, por exemplo, seu 13º pode ajudar a realizar esse tipo de sonhos e projetos.

Aliás, investir em seus sonhos e projetos pessoais, familiares e profissionais é extremamente importante. Então, não deixe de poupar e investir uma parte do seu 13º salário pensando no seu futuro.

Quer um guia para começar a investir seu dinheiro e fazê-lo render mais? Baixe gratuitamente o e-book Investimentos.

– EXTRA: use a tecnologia a seu favor.
Sejam quais forem as suas prioridades, para planejar melhor o uso do seu 13º salário, o ideal é ter um bom controle financeiro. O que, certamente, exige que você faça um acompanhamento frequente dos seus ganhos e gastos.

E isso pode ser mais simples do que você imagina. Que tal adotar, por exemplo, um aplicativo de controle financeiro para usar diretamente no seu smartphone ou tablet?

Assim, você consegue registrar tudo com facilidade. E ainda pode:

– classificar suas despesas,
– planejar o quanto gastar com cada categoria,
– receber alertas de limites definidos de gastos
– e até planejar-se para realizar sonhos.

Quer um app gratuito com todas essas funcionalidades? É só baixar o Sicoob Minhas Finanças na Google Play ou na App Store.

Conheça melhor o app neste vídeo.

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

Sou Mais Sicoob credpit 2017 - blog

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br