Cada loja tem gastos diferentes, por isso, nem sempre o preço da concorrência consegue cobrir os seus gastos.
Aumentar as vendas, atrair clientes e tornar o negócio lucrativo são preocupações constantes de todo comerciante. E, para todo esse processo dar certo, um passo importante é saber cobrar pelos produtos ou serviços.
Precificar, no entanto, gera muita insegurança. Isso porque quando o preço é mais baixo do que poderia ser, a loja não tem lucro. Por outro lado, quando é muito alto, as vendas caem. Então, acertar os valores pode levar algum tempo.
Como encontrar o preço ideal
Um passo fundamental é conhecer bem os concorrentes. Dessa forma, você pode usar como base para o seu negócio os valores que encontrar em lojas da região.
Importante: cada loja tem gastos diferentes, por isso, nem sempre o preço da concorrência consegue cobrir os seus gastos.
Além disso, o comerciante precisa ter muita noção de todos os gastos e ganhos no seu comércio. Por exemplo, se ele comprou um produto por R$ 20 e fez a venda por R$ 40, não quer dizer que teve R$ 20 de lucro. Isso porque, sem contar o gasto da compra da mercadoria, o comerciante tem outras contas da loja, como luz, água e salário dos funcionários.
Pensando nisso, confira abaixo todos os gastos envolvidos na precificação dos produtos e termine o mês no azul:
. O valor de compra da mercadoria. Coloque no papel quanto você gasta para trazer esse produto para o seu comércio. “Nessa conta considere o preço que o comerciante paga pelo produto, o frete e os possíveis impostos cobrados”, explica o consultor do Sebrae, Wagner Viana Pereira.
. Os gastos fixos da loja. Aqui você soma os gastos que seu comércio tem mesmo sem vender nenhum produto, como as contas de luz e água, além do salário dos funcionários.
. Os gastos variáveis. Esse valor depende de quanto você vende. “Entre eles, estão os impostos, o custo de entrega da mercadoria (se sua loja fizer entregas), a comissão dos vendedores e o gasto das administradoras de cartão de crédito, se a sua loja tiver essa opção de pagamento”, finaliza Wagner.
. O lucro. Além de todos os gastos que você terá para manter seu negócio, você deve pensar também no dinheiro que quer ganhar com a venda dos produtos.
Então, como definir o preço final?
Para chegar ao valor da mercadoria vendida na sua loja, você pode se basear nos preços dos concorrentes. Mas se a conta do negócio fechar no vermelho, uma alternativa é rever seu orçamento para tentar cortar gastos do comércio e manter o preço baixo, como faz a concorrência.
Por exemplo, você pode procurar uma administradora de cartão que cobre taxas mais baratas, economizar no uso de energia ou água e procurar fornecedores que vendam produtos mais baratos. “Só tenha cuidado se tiver que diminuir o lucro. Não adianta manter o negócio funcionando se não conseguir pagar as contas de casa”, alerta o especialista do Sebrae.
Fonte: Konkero
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