Especialistas recomendam planejamento até mesmo nos dias de festa.

 

 

O Carnaval 2024 já está aí! E quem se organizou financeiramente para curtir a festa já está dançando em casa ao som de “macetando, macetando / de ladinho, coraçãozinho / manda beijinho pra quem tá filmando”, o hit carnavalesco de Ivete Sangalo e Ludmilla. Já quem não se planejou só resta pensar no ano que vem, correto? Errado!

De acordo com os especialistas consultados pela Inteligência Financeira, ainda dá tempo de se organizar. O objetivo é chegar ao fim deste Carnaval sem dívidas e dores de cabeça financeiras.

“O planejamento financeiro para o período é crucial. Ter um plano estratégico oferece tranquilidade. Isso vai garantir que as festividades não causem impactos negativos nas finanças a longo prazo”, pontua Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios.

Além disso, é importante frisar que já dá para começar a pensar na festa de… 2025. Isso mesmo! A seguir, confira as dicas dos planejadores financeiros.

1 – Use e abuse da criatividade para economizar

Criatividade é uma palavra-chave na hora de curtir o Carnaval. E isso vale não só na hora de escolher as fantasias e adereços, mas também para não extrapolar o orçamento. “Planeje comprar fantasias ou acessórios com antecedência, pesquisando preços e considerando os mais baratos. Além disso, opte por opções simples e até mesmo caseiras para economizar”, afirma Lamounier.

De acordo com Taís Magalhães, planejadora financeira da SuperRico, a grande vantagem dessa festa é que ela nos convida a sermos criativos e a usarmos aquilo já temos em mãos para nos divertir.

“Quantas pessoas não começam a olhar de outra forma para o guarda-roupa e para as coisas que têm em casa para bolar uma fantasia criativa e bem-humorada para festejar nessa época?”, questiona ela.

2 – Não é preciso muito dinheiro para se divertir no Carnaval 2024

Taís Magalhães destaca que, por se tratar de uma festa popular, não é preciso muito dinheiro para se divertir. “Há alguns anos, as grandes festas de rua aconteciam especialmente em cidades com mais tradição carnavalesca. Consequentemente, estar nelas durante o Carnaval realmente custa caro. Hoje, entretanto, muitas cidades antigamente sem vocação carnavalesca oferecem boas opções de lazer nessa época do ano, de graça, para diferentes públicos e gostos”, afirma a planejadora financeira.

O segredo, de acordo com ela, é usar o tempo restante até o Carnaval e a criatividade para usufruir bem deste período com responsabilidade e equilíbrio financeiro.

3 – Estabeleça um orçamento para a folia – e não o ultrapasse

Uma recomendação para o ano todo, e não só para o Carnaval, é estabelecer um orçamento fechado para gastar em um período específico, por exemplo, as férias.

“Determine os gastos com transporte, alimentação, hospedagem e festas, garantindo o controle das suas despesas. A prática promove uma celebração consciente e equilibrada”, salienta Fernando Lamounier.

Na avaliação de Taís Magalhães, é importante estabelecer um teto de quanto se vai gastar por dia com passeios, festas, compras etc. “Colocar esse limite e segui-lo vai ajudar bastante a evitar a indesejada ressaca financeira após o Carnaval”, afirma a especialista.

Para quem prefere viajar nesta época do ano, a orientação de Lamounier é estabelecer um prazo mínimo para planejamento. Nesse sentido, ele recomenda 180 dias para reserva de hospedagens e passagens e 90 dias para organizar consumo em geral.

4 – Tenha uma reserva para imprevistos

De acordo com a planejadora financeira da SuperRico, outra dica fundamental nas finanças pessoais, e que também pode se aplicar no Carnaval, é ter uma reserva para imprevistos . Assim, ao estabelecer o limite de gastos para curtir a folia, lembre-se de considerar uma sobra para imprevistos e “perrengues”.

5 – Preocupe-se com a sua segurança

Um alerta que serve para todo o ano, mas que neste período acaba sendo ainda mais importante, é com a segurança. “Infelizmente golpes financeiros são muito frequentes no Carnaval. Então, cuide bem dos seus pertentes, leve às festas o estritamente necessário e configure seus cartões e aplicativos bancários para limites baixos de pagamento, transferências e PIX”, alerta Taís Magalhães.

A dica de Fernando Lamounier é evitar a utilização de cartões de crédito, tanto para a segurança quanto para não ultrapassar o orçamento previsto para a festa. “Opte por dinheiro em espécie ou débito para manter o controle dos gastos. Isso ajuda a garantir que você aproveite o período sem comprometer as finanças dos próximos meses”, pontua ele.

6 – Economize com comidas, bebidas e transporte

Outra recomendação dos especialistas é fazer um planejamento para as refeições e optar por alternativas mais econômicas. Se possível, leve lanches e água de casa para reduzir gastos durante os dias de Carnaval.

“Caso for a restaurantes e bares, escolha ambientes comuns em vez de opções turísticas que costumam ser mais caras. Para quem viaja, vale pensar nas estadias ‘all inclusive’, que, na grande maioria das vezes, costumam valer a pena”, afirma Lamounier.

Além disso, destaca o educador financeiro, opte pelo uso de transporte público, crie rotas ou divida com amigos o custo do transporte por aplicativo. “Afinal, todos estão indo para o mesmo local”, diz ele.

7 – Comece a planejar o Carnaval de 2025 agora

Para quem não se organizou, vale lembrar que, entre este Carnaval e o próximo, há 365 novas oportunidades para começar ou retomar o planejamento financeiro.

“Como se diz no Brasil que o ano começa após o Carnaval, agora não há mais desculpas para deixar para depois o cuidado com a saúde financeira. Se você começou o ano já com metas e as deixou guardadas na gaveta durante o Carnaval, retome-as. Se você esperou passar o Carnaval para pensar em metas, aproveite a Quarta-Feira de Cinzas e o final de semana seguinte para pensar sobre aquilo que é realmente importante para você, seus objetivos e projetos de vida e comece a planejá-los. Este já o primeiro passo para a realização deles”, destaca Taís Magalhães.

Fonte: Inteligencia Financeira

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br