Por mais que corte gastos todo mês, não deixe de conferir essas dicas. Você vai gastar menos nas compras sem deixar de levar o que a sua família precisa.
O supermercado é uma necessidade que não pode ser riscada da lista de gastos da família. Mas mesmo quem já tem a lista feita consegue economizar nessas compras. Com medidas simples, como comparar preços e substituir produtos, você vai sentir uma diferença grande no final do mês. Vamos tentar?
1. Faça uma lista
Parece óbvio, mas essa é a regra básica para evitar compras por impulso. Com o papel nas mãos, você só vai atrás dos produtos que realmente precisa comprar.
2. Deixe os filhos em casa
Assim você não corre o risco de ceder aos desejos da criançada. E se não tiver jeito, estipule um valor máximo que as crianças poderão gastar.
3. Não vá fazer compras com fome
Pode acreditar: quando entramos no supermercado com fome, parece que todos os produtos ficam mais atrativos. E aí vem a compra desnecessária.
4. Olhe para todas as prateleiras
Em alguns supermercados, os produtos mais caros são os que ficam na área de alcance dos olhos. Então, procure em todos os lados.
5. Experimente os produtos da marca do supermercado
Eles são mais baratos, e sem contar que a maioria é produzida por grandes fabricantes – o que garante a qualidade.
6. Dê preferência aos legumes e frutas da estação
Eles costumam estar mais em conta, além de serem muito saborosos.
7. Tente fazer as compras na metade do mês
Como a maioria das pessoas recebe e faz as compras no começo, o número de produtos com desconto nessa época costuma ser menor.
8. Substitua itens
Que tal experimentar marcas novas? Tudo bem se você prefere uma marca específica, mas não deixe de testar outras que são mais baratas.
De olho na data de validade!
Outra dica importante é ficar sempre de olho da data de validade dos produtos. Evite comprar algo que está muito próximo de vencer, pois você vai gastar e não vai ter tempo de consumir.
Também desconfie das grandes promoções, principalmente para produtos perecíveis. Eles geralmente ganham um bom desconto quando estão próximos do vencimento.
Fonte: Konkero
Compartilhe isso: