A educação financeira deve incluir, além da gestão do dinheiro, a conscientização quanto à maneira de consumir e o impacto de cada decisão de consumo.

 

Envolva seus filhos em algumas ações simples de consumo responsável, importantes tanto para o bolso quanto para o meio ambiente. Toda mudança começa por pequenos e significativos passos. Experimente!

Dentro de casa, sem desperdícios!

  • água: de acordo com o Instituto Akatu, num apartamento com ducha são gastos 160 litros de água em um banho de 10 minutos. A dica é desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava os cabelos. A economia chega a ser de 30 mil litros de água em um ano!
  • energia: crie o hábito de apagar a luz dos ambientes que não estiverem sendo utilizados. O mesmo vale para TV, games e monitor do computador: se não estiver usando, desligue-os.

No supermercado

  • procure consumir verduras, legumes e frutas da estação e regionais: além de mais saborosos, têm preços mais baixos e um custo reduzido com transporte.
  • ensine seus filhos a elaborarem lista de compras: assim é possível adquirir apenas o necessário, evitando o desperdício.

Consumir com consciência não significa deixar de comprar, mas avaliar a decisão de compra e, se necessário, promover uma mudança de hábito quando o assunto é consumo.

De acordo com o Instituto Akatu, três pensamentos devem ser utilizados tanto na hora das compras como em atitudes do dia-a-dia:

  • consumir diferente: avaliando os impactos (nos indivíduos, relações sociais, natureza e economia);
  • consumir solidariamente: pensando no próximo;
  • consumir sustentavelmente: de olho nas próximas gerações.

Pequenas atitudes, repetidas ao longo de muito tempo, fazem a diferença. O importante é dar o primeiro passo e propagar a ideia. Crie seus filhos dentro desta realidade.

Para saber mais sobre sustentabilidade, acesse: http://www.akatu.org.br/

 

Fonte: Finanças Práticas

 

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br