A cooperativa teve um excelente resultado ao final do ano de 2020, mesmo em um cenário tão adverso à economia.

 

Foi creditado no último dia de abril desse ano, no capital social dos cooperados do Sicoob Credpit, o montante de R$ 1.740.835,90, como resultado da distribuição das sobras do exercício de 2020.

Mesmo tendo sido um ano atípico e com grandes desafios, em função da pandemia que assola o mundo, o Sicoob Credpit demonstrou a força do cooperativismo de crédito, movimento crescente no país, e reforçou seu papel de agente de fomento e transformação positiva dos negócios locais das cidades onde atua.

A distribuição do resultado foi votada na Assembleia Geral Ordinária (AGO), que aconteceu no dia 28 de abril de 2021. O evento foi realizado de forma totalmente online e se tornou importante marco na história da cooperativa – 1ª AGO Digital – tendo recebido um público expressivo durante sua realização.

A proposta de distribuição dos resultados à disposição da Assembleia considerou os seguintes critérios, como explicou o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credpit, Antônio José de Freitas (Procópio) – “A distribuição é feita considerando-se a movimentação do nosso associado com a cooperativa. Para efeito de cálculo do rateio das sobras, temos o saldo médio positivo de depósito à vista – 40%, pois quem mantém esses valores em depósito à vista, contribui fortemente para que a cooperativa possa realizar suas operações financeiras; o saldo médio positivo de depósito a prazo – 40%, que são os valores aplicados por nossos cooperados, que demonstram a confiança na instituição, proporcionando e colaborando também com condições para que o Sicoob Credpit continue realizando suas operações financeiras e, finalmente, os juros pagos pelo cooperado em operações de crédito – 20%, que foram os menores da história da cooperativa”.

Esse é um dos grandes benefícios que o associado de uma cooperativa de crédito possui. Ou seja, receber o rateio dos resultados ao final da apuração anual, o que não acontece nas instituições financeiras convencionais (bancos comerciais), que distribuem os lucros entre seus acionistas. Na cooperativa de crédito, o associado é o dono do negócio e ele é quem deve receber os maiores benefícios.

“O Sicoob Credpit sempre esteve muito presente ao lado do seus cooperados. No ano de 2020, logo nos primeiros momentos da pandemia, quando o mercado precisou de todo o apoio para enfrentar a dificuldade daquele momento, reduzimos nossas taxas de forma histórica, prorrogamos prazos de operações de crédito em andamento, além de outras ações de cunho social, o que permitiu seguirmos com a nossa missão de servir aos cooperados com soluções financeiras sustentáveis, por meio do cooperativismo, gerando benefícios econômicos e sociais”, destacou Luismar Delasalle Silva, Diretor Financeiro do Sicoob Credpit.

O Sicoob Credpit está presente atualmente em 5 cidades, contando com 6 agências. Em Pitangui, onde localiza-se a sua sede, temos ainda a agência no Bairro Chapadão. Os demais pontos de atendimento estão em Leandro Ferreira, Conceição do Pará, Curvelo e Matozinhos. Previsto ainda para o ano de 2021, serão inaugurados um escritório de negócios em Sete Lagoas e outra agência em Igarapé.

 

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br