Conheça 6 tipos de seguro de vida e descubra qual é o melhor para você.

 

Assegurar o seu patrimônio mais valioso é a principal função de um seguro de vida. A contratação de um produto desse tipo colabora para manter a sua tranquilidade financeira, em casos de acidentes ou doenças graves, e a de seus familiares, diante de qualquer fatalidade.

Como ninguém está livre de imprevistos, contratar um seguro de vida é uma atitude bastante aconselhável para todos. Dependendo do seu perfil, é possível, inclusive, encontrar modalidades de seguro mais adequadas para você.

Confira a seguir alguns tipos de seguro de vida e descubra qual o melhor para assegurar sua tranquilidade.

1 – Seguro individual

É o seguro de vida padrão, geralmente, para pessoas entre 15 e 60 anos. Esse tipo de seguro costuma oferecer coberturas básicas por morte (seja natural ou acidental) e por invalidez permanente total ou parcial por acidente.

Na maioria das vezes também é possível contratar coberturas adicionais por doenças graves e para assistência funeral, além de incluir o cônjuge ou outros familiares como beneficiários.

Em alguns casos, podem ser oferecidos ainda outros tipos de serviços adicionais, como assistência residencial e veicular. O seguro de vida individual oferecido pelo Sicoob – maior sistema cooperativo financeiro do Brasil – é um bom exemplo disso.

2 – Seguro renda protegida

Neste caso, a ideia é proteger o segurado em casos de incapacidades temporárias ou permanentes de gerar renda.

Portanto, as garantias oferecidas costumam ser similares as de um seguro de acidentes pessoais, incluindo cobertura diária por incapacidade temporária, por morte acidental e por invalidez permanente total ou parcial por acidente.

3 – Seguro prestamista

É um seguro específico para pessoas que fazem parte de associações e cooperativas, visando quitar o saldo devedor de dívidas, participações e financiamentos adquiridos com a instituição, em caso de que ocorra alguma fatalidade com o associado segurado.

Em geral, esta modalidade inclui as garantias básicas de um seguro de vida individual, com coberturas por morte e por invalidez permanente total por acidente.

4 – Seguro mulher

Além de incluir as garantias básicas de um seguro de vida individual (por morte e por invalidez permanente total ou parcial por acidente), os seguros específicos para mulheres, geralmente, oferecem indenizações em vida para casos de câncer de mama ou de colo de útero, entre outras doenças graves.

Normalmente, também é possível contratar cobertura para assistência funeral e outros serviços adicionais.

5 – Seguro melhor idade

É o tipo de seguro de vida pensado para pessoas maiores de 60 (ou de 65) anos. Nesta modalidade, a ideia é reduzir ao máximo as preocupações dos segurados. Por isso, essas apólices costumam incluir mais garantias, já contando com coberturas por morte (natural ou acidental), por invalidez permanente e para assistência funeral.

Entre as coberturas e serviços adicionais, pode-se optar pela inclusão do cônjuge no seguro, por exemplo. E, em alguns casos, como no Seguro Vida Máster, oferecido pelo Sicoob, já está inclusa também a participação em sorteios mensais da Loteria Federal no valor do capital contratado.

6 – Seguro empresarial

Os seguros de vida também podem ser contratados de forma coletiva, por uma empresa, um sindicato ou uma entidade de classe, por exemplo.

Nesse caso, o plano pode ser custeado totalmente pelos segurados, totalmente pela empresa (chamada estipulante) ou por ambos de forma proporcional.

É a empresa estipulante quem define as condições do seguro (coberturas, capitais segurados, prazo de vigência, etc.) e os segurados, normalmente, ingressam em uma apólice já existente por meio de uma proposta de adesão, sendo as garantias iguais para todos.

O prêmio do seguro de vida coletivo costuma ser menor em relação ao individual, já que essa modalidade possibilita redução de custos para a seguradora, devido à forma simplificada de contratação.

Gostou do artigo? Tem algum comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce!

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

 

Blog Sicoob Credpit

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *