De encanador a reparo de eletros: benefícios do seguro para gastar menos.

 

No Brasil, quando se fala em seguros, certamente, o mais popular é o seguro auto. Para minimizar os riscos com o veículo e com as finanças, há quem não saia da concessionária sem ter o carro ou a moto assegurados. Por outro lado, apesar de se tratar de um bem ainda mais valioso, nem todo mundo pensa em fazer um seguro do imóvel onde vive. Mas você sabia que esse tipo de garantia pode ajudar a economizar com serviços residenciais, assistências domiciliares e em vários outros aspectos?Basicamente, um seguro residencial abrange danos causados por incêndios, raios, explosões e/ou fumaça. Mas a advogada Alice Muniz Retamal comenta que pode valer muito a pena contratar outras coberturas adicionais. “Às vezes, economizar um pouquinho pode significar perder muito mais à frente”, diz a advogada, referindo-se ao valor das coberturas adicionais em comparação ao preço da mão-de-obra de pequenos reparos.

De acordo com a promotora de eventos Jéssica Cibele Amaral, a comparação feita por Alice tem fundamento, já que o seguro pode incluir diversos benefícios que ajudam os segurados a reduzir custos do dia a dia. “É uma economia muito grande. Serviços como eletricista, encanador e chaveiro, não pago mais”, comenta Jéssica.

A corretora de seguros Paola Sanches Figueiredo concorda e recomenda aos assegurados lerem bem suas apólices para saberem a que têm direito. Segundo ela, em alguns casos, o seguro cobre, inclusive, a diária de caçamba em caso de reforma “e o cliente acaba contratando o serviço e tem um gasto extra sem necessidade”.

Quer saber outros casos em que o seguro de imóveis pode te ajudar a economizar? Acompanhe:

Arrombamento, roubo ou furto

Não é por acaso que a palavra seguro está relacionada com a palavra segurança. E para quem quer estar realmente seguro, vale a pena contratar uma cobertura que proteja seu imóvel contra a subtração de bens – ou até contra a simples tentativa.

Assim, se sua casa for arrombada e se houver danos materiais ou perdas decorrentes desse crime, você tem a garantia de receber o ressarcimento até o limite máximo de indenização contratado.

Danos elétricos

Você já teve algum aparelho elétrico estragado por um curto-circuito? Já passou pela situação de queda de luz repentina ocasionando a queima de algum equipamento? Já imaginou se cai um raio perto da sua casa e danifica suas instalações elétricas?

Tudo isso pode ser coberto pelo seguro residencial, caso você contrate a proteção contra danos elétricos. Pelo bem do seu bolso, vale a pena considerar essa possibilidade.

Danos involuntários, vazamentos e outros

Outro tipo de cobertura adicional do seguro de imóveis que pode ajudar a economizar com serviços residenciais e em vários outros aspectos é a cobertura de responsabilidade civil familiar.

Nesse caso, as proteções incluídas são diversas. Em primeiro lugar, você, sua família e sua casa ficam protegidos contra danos corporais e/ou materiais causados por seu animal doméstico, contra queda de antenas, vazamentos inesperados e até em caso de trabalhos realizados de manutenção e limpeza do imóvel.

Além disso, também há proteção para danos involuntários, corporais e/ou materiais, causados a terceiros, seja por negligência ou imprudência do próprio segurado, seu cônjuge, filhos menores ou serviçais no exercício do trabalho.

Quer dizer, se o vizinho reclamar de um vazamento que vem do seu apartamento, se um empregado causar acidentalmente algum dano material no seu imóvel ou se seu cachorro morder alguém, por exemplo, você já pode ficar mais tranquilo sem ter que se preocupar com gastos extras devido a fatalidades como essas.

Perda ou pagamento de aluguel

Se o seu imóvel for seriamente danificado por um incêndio, uma explosão, pela queda de um raio ou de granizo ou até pelo impacto de algum veículo terrestre ou aéreo, impossibilitando a permanência na residência, o que fazer?

Nesse caso, se você tem um seguro residencial com cobertura de perda ou pagamento de aluguel, os valores de arrendamento, despesas de condomínio, parcelas mensais de imposto predial e até o transporte de bens até um novo local podem ser cobertos pelo seguro.

É claro que a gente espera que nada disso venha a acontecer. Mas como ninguém está livre de imprevistos, é melhor estar assegurado.

Vendaval

Você vive em uma região em que venta muito ou em que costuma cair granizo? Fenômenos naturais como esses podem causar grandes estragos em imóveis e os reparos podem causar prejuízos no seu orçamento. Mas se esse for o seu caso, você também pode considerar contratar um seguro de imóveis com cobertura para vendavais e, assim, ficar mais tranquilo.

Vidros

Vidros quebrados são alguns dos acidentes domésticos mais comuns. Justamente por isso, pode compensar muito incluir no seu seguro a cobertura para vidros. Ainda mais ao saber que essa proteção não vale só para as janelas, mas também para espelhos e tampos de mesa, assim como para as despesas com instalação provisória de vidros ou vedações nas aberturas que continham os vidros quebrados.

Assistências

Alguns seguros incluem também a possibilidade de contratar assistências para economizar com serviços residenciais. A disponibilidade pode variar conforme o plano. Mas nesse caso podem estar incluídos: chaveiro, eletricista, encanador, desentupimento, conserto de eletrodomésticos, vidraceiro, cobertura provisória de telhado, assistência com antenas, limpeza, guarda de residência, transferência de móveis e até cuidador de crianças e idosos, e hospedagens.

DICA EXTRA: seguros em cooperativas

Para conseguir um seguro com o melhor custo-benefício, é muito importante fazer uma boa pesquisa de preços antes e consultar se a seguradora ou corretora é autorizada pela SUSEP.

Mas se você quer ter ainda mais vantagens, deveria incluir na sua pesquisa os seguros oferecidos por cooperativas de crédito, já que essas instituições não visam ao lucro e costumam cobrar taxas bem menores do que as de bancos comuns.

Além disso, algumas cooperativas têm parceria com grandes seguradoras do mercado e outras têm também suas próprias corretoras de seguros, como é o caso do Sicoob – o maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil.

A diferença é que, ao associar-se a uma cooperativa e contratar o seu seguro junto a essa instituição, você pode receber sobras pela sua participação. Assim, além de economizar com os benefícios oferecidos pelo seguro, você ainda pode acabar ganhando mais.

Gostou do artigo? Tem outras dicas ou comentários a compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce!

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

 

Blog Sicoob Credpit

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *