Existem dois tipos de energia solar, a térmica e a fotovoltaica. A primeira é aquela usada para aquecimento de água de chuveiros. Já a energia fotovoltaica é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica, sem passar pela fase de energia térmica.

Na energia fotovoltaica, as células solares são feitas a partir de materiais semicondutores (normalmente o silício). Quando a célula é exposta à luz, parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons (partículas de energia presentes na luz solar), transformando-se em energia elétrica de corrente contínua. Depois o inversor a converte para corrente alternada que é o formato utilizado em nossas tomadas. É um tipo de energia que poderá deixar sua casa ou empresa 100% funcionando apenas com essa fonte, e com isso chegar a ter uma economia de até 90% em sua conta de luz.

Mas os benefícios da energia solar fotovoltaica não param por aí. Confira abaixo mais quatro deles:

1. Sustentabilidade

Por vir de uma fonte totalmente limpa, renovável e com disponibilidade infinita, o sol, é a grande aposta para nossas futuras gerações. Além disso, sua produção não emite qualquer tipo de poluição ou gases de efeito estufa, garantindo o compromisso do país na diminuição de CO2.

2. Retorno de investimento

Quando você investe em um sistema de energia solar fotovoltaica, além da economia na conta de luz de até 90%, você terá também a valorização de seu imóvel em cerca de 10%. E pense que todo o investimento feito inicialmente terá retorno em um prazo de 3 a 7 anos, dependendo das especificações do projeto.

3. Instalação rápida e durabilidade

Em média a instalação do sistema leva de 2 a 3 dias. Os painéis que compõem o sistema têm uma grande durabilidade – cerca de 25 anos – e são altamente resistentes. Caso precise de mais energia ao longo do tempo, basta instalar mais um painel.

4. Créditos

Se em um mês você gerou mais energia do que usou, esse excedente é direcionado para sua distribuidora de energia gerando créditos para você utilizar durante a noite ou em dias muito nublados. Esses créditos podem ser utilizados em até 60 meses e são especificados na sua conta de luz. Também é possível utilizar seus créditos em outro imóvel que você possua e que esteja cadastrado na mesma área de cobertura da sua distribuidora de energia com o mesmo CPF ou CNPJ.

Fonte: Ebes

 

Faça um investimento inteligente e seguro com retorno financeiro garantido e eficiência energética.
As melhores taxas e condições facilitadas de pagamento.
Fale com o gerente em uma agência do Sicoob Credpit.

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br