Prazo alargado, possibilidade de saque e economia são só algumas das razões.

 

Você já deve saber que um consórcio é uma modalidade de compra a prazo, em que um grupo se reúne para ratear mensalmente o valor de determinado bem ou serviço, até que todos sejam contemplados. Mas é mais do que isso.O consórcio não é apenas uma alternativa ao financiamento. É também uma forma de investimento (como explicaremos a seguir) e uma maneira consciente de realizar seus planos.

Vale destacar também que nessa modalidade não há cobrança de taxa de juros, somente taxa de administração, o que a torna mais atrativa economicamente.

Só que, recentemente, o Banco Central (BC) anunciou algumas medidas temporárias que tornam os consórcios ainda mais vantajosos.

Com isso, a expectativa da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) é de um aumento de até 15% nas vendas em 2020, podendo ultrapassar essa marca em alguns segmentos.

Conheça a seguir as determinações do BC e outras razões que comprovam que este é um bom momento para fazer um consórcio:

Porque é um bom investimento

De acordo com o gerente de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Dángelo Dalla Rosa, “num momento em que a economia traz muitas incertezas, o consórcio é uma boa opção de investimento.”

O executivo explica que mesmo para quem não deseja adquirir um bem ou serviço, fazer um consórcio pode ser uma boa opção para economizar, já que, ao fim do grupo, o consorciado pode receber todo o recurso investido com uma boa correção do valor.

Márcio Kogut, CEO de uma fintech do ramo, explica ainda que “o consórcio dá rentabilidade maior do que a da poupança, pois é corrigido pelo IPCA e IGPM.”

Investir seu dinheiro com segurança, com um compromisso de disciplina e com bons retornos é uma das boas razões para fazer um consórcio no momento atual.

Pelo prazo de pagamento da segunda parcela

Na Circular nº 4.009, de 28 de abril, o Banco Central, entre outras medidas, decidiu extender o prazo ordinário de 90 dias para a constituição de grupos de consórcio:

  • até 180 dias para os grupos em formação com início de comercialização de cotas até 30 de setembro de 2020;
  • até 150 dias para os grupos em formação com início de comercialização de cotas entre 1º de outubro e 31 de outubro de 2020;
  • até 120 dias para os grupos em formação com início de comercialização de cotas entre 1º de novembro e 30 de novembro de 2020.

Ou seja, quem acabou de entrar em um grupo de consórcio ou decide entrar agora vai ter um prazo maior para o pagamento da segunda parcela.

Pela possibilidade de saque da contemplação

Outra medida anunciada pelo BC foi a permissão do pagamento das cotas de consórcio contempladas até 31 de dezembro em dinheiro ou como crédito em conta. A única condição para aproveitar esse benefício é a quitação total das obrigações com o grupo e com a administradora.

A decisão vale apenas para grupos já constituídos quando a Circular foi divulgada. E pode ser bastante favorável para consorciados contemplados que ainda não haviam utilizado seus créditos e tenham necessidade urgente de recursos financeiros.

Só que quem ainda não faz parte de um grupo de consórcio também tem a chance de aproveitar esse benefício temporário anunciado pelo BC, ao comprar ou receber por transferência um consórcio em andamento. Nesse caso, sendo contemplado até dezembro, o novo consorciado também poderá fazer o saque do dinheiro se assim desejar.

Porque algumas administradoras oferecem vantagens extras

Ao escolher um grupo de consórcio, é importante checar se a administradora é cadastrada pelo BC e analisar as taxas cobradas. Ao fazer essa pesquisa de preços, uma boa dica é incluir opções cooperativas.

O maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil, o Sicoob, por exemplo, mantém sua própria administradora de consórcios. E como estamos falando de uma instituição cooperativista e, portanto, sem fins lucrativos, as taxas de gestão praticadas são bem mais baixas do que as cobradas no mercado.

Além disso, o número médio de contemplações do Consórcio do Sicoob costuma ser superior aos índices gerais. Em maio deste ano, a instituição inclusive bateu recorde de contemplados, com 4.188 cotas. Foram 2.599 contemplados em consórcios de automóveis, 623 para educação, 456 para motos, 423 para imóveis, 61 para energia solar e 61 para tratores.

Todos esses bons resultados não deixam de ser também boas razões para considerar essa instituição em seu comparativo.

Para realizar seus planos

Como visto no exemplo anterior, além do consórcio de automóveis, que já é mais conhecido, existem também consórcios de imóveis, de serviços, de construção, de viagens, de procedimentos de saúde e muito mais.

Ou seja, fazer um consórcio pode ser uma forma de realizar seus sonhos de uma maneira planejada, com consciência financeira e economia. E fazer um consórcio agora tem ainda mais vantagens.

Gostou do artigo? Tem outras dicas ou comentários a compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce!

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

Blog Sicoob Credpit

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *