Alcançar a independência financeira é o sonho de muita gente. Significa ter autossuficiência, sem precisar mais da renda do trabalho. A pessoa vive dos seus próprios investimentos, do dinheiro acumulado ao longo da vida para a aposentadoria etc.

A realização deste sonho envolve muito planejamento financeiro. Confira algumas dicas de como alcançar este objetivo, e sucesso!

Como poupar?

Invista parte do que você ganha todos os meses e procure fazer isso logo que o dinheiro for depositado na sua conta bancária. Encare a tarefa de poupar como uma obrigação financeira dentro do orçamento pessoal.

Busque aplicações financeiras que lhe garantam renda no futuro. Comece com modalidades menos complexas, e vá ajustando seu portfólio de investimentos aos poucos, à medida que for se aprofundando no assunto e sentindo-se mais confortável. Opte pelos serviços de uma consultoria financeira, caso precise de ajuda nesses primeiros passos.

Lembre-se que, quanto mais tempo você deixar o dinheiro aplicado, maior será o efeito da rentabilidade sobre seus investimentos, garantindo o patrimônio destinado à aposentadoria ou educação dos filhos, por exemplo.

Cuide da sua saúde financeira

Livre-se de dívidas antigas e evite as novas. Primeiro ganhe o dinheiro, para depois gastá-lo de forma responsável, respeitando o seu orçamento financeiro pessoal. Juntar recursos para compras à vista é uma grande vantagem na hora de negociar bons descontos. Isso vale para projetos, como a compra de um carro zero ou o MBA no exterior.

Tenha uma reserva de emergência para proteger o seu patrimônio. Pense em uma quantia que possa suprir cerca de seis meses de despesas mensais, o que lhe dará proteção e tranquilidade, caso você perca o emprego, por exemplo.

Em situações de queda na renda, sem um grande comprometimento do salário, fica mais fácil fazer adequações no orçamento diante de uma nova realidade. Assim, possivelmente você não precisará recorrer a empréstimos ou mexer nas aplicações destinadas ao seu futuro.

Aprenda a planejar

Dedique tempo à organização financeira pessoal. Isto inclui acompanhar cem por cento dos gastos do mês, incluindo as chamadas despesas invisíveis.

Quando você passa a priorizar seus projetos de vida e não apenas o acúmulo de bens, consegue identificar gastos que não estão contribuindo para atingir seus objetivos.

Conquistar a independência financeira significa também ter liberdade de escolha sobre sua carreira. Buscar um trabalho que lhe dê maior realização pessoal e que tenha um propósito alinhado aos seus valores vai muito além do dinheiro.

No entanto, sem um planejamento financeiro pessoal adequado, fica mais difícil tomar decisões que assegurem a estabilidade alcançada ao longo dos anos. Por essa razão, disciplina e foco ao cuidar do seu orçamento financeiro são fundamentais para se alcançar equilíbrio e maior qualidade de vida no futuro.

Fonte: Finanças Práticas

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br