Cooperativas oferecem crédito imobiliário e outras opções para investir em imóveis.

 

Com a gradativa retomada do crescimento econômico brasileiro, o mercado imobiliário nacional também volta a dar sinais positivos. Em novembro de 2019, por exemplo, o crédito habitacional atingiu quase R$ 8 bilhões (melhor resultado mensal desde 2015) e permitiu a compra e construção de mais de 260 mil imóveis por todo o país.

A grande novidade é que, agora, além de recorrer aos bancos comuns, os brasileiros também têm a opção de financiar imóveis através de cooperativas de crédito. Uma alternativa bastante vantajosa para quem busca menores taxas.

A medida faz parte da Resolução nº 4.763, do Conselho Monetário Nacional (CMN), implementada em 27 de novembro de 2019; norma que também autoriza as cooperativas a emitirem Letras Imobiliárias Garantidas (LIG). Saiba mais a seguir.

Financiamento de imóveis em cooperativas de crédito

As cooperativas de crédito (também chamadas de cooperativas financeiras) são instituições que oferecem produtos e serviços similares aos de bancos comuns, conhecidas por seus princípios mais justos e humanos e pelas menores taxas cobradas.

Com a Resolução do CMN, o portfólio de produtos das cooperativas de crédito fica ainda mais completo, já que, agora, elas podem captar depósitos de poupança e utilizar esses recursos para disponibilizar financiamento imobiliário aos seus associados.

Ou seja, os brasileiros agora também podem procurar as cooperativas na hora de financiar a casa própria.

Para quem já é cooperado ou pretende associar-se a uma cooperativa financeira, a medida vem somar-se a outros benefícios já oferecidos por esse tipo de entidade, como a participação nas decisões da instituição e, inclusive, nas sobras, quando os resultados são positivos.

LIG: uma nova opção de investimento

Como já cometamos por aqui, fazer investimentos através de uma cooperativa financeira pode ser um ótimo negócio.

Nesse âmbito, a Resolução 4.763 inclui também outra boa notícia: a autorização de emissão de Letras Imobiliárias Garantidas (LIG) pelas cooperativas de crédito.

Regulamentadas em maio de 2018, as LIG são títulos de renda fixa, isentos de Imposto de Renda, com segurança reforçada, já que, em caso de falência da instituição credora, o investidor segue sendo detentor dos ativos, que passam a ser negociados pela bolsa de valores.

Para os investidores cooperados as LIG representam, portanto, uma nova opção para a diversificação das aplicações. Enquanto isso, para as cooperativas, o investimento serve também como base para a captação de recursos a serem disponibilizados na forma de financiamento imobiliário.

Outras formas cooperativas de ter seu imóvel

O financiamento habitacional costuma ser a opção mais comum na hora de adquirir um imóvel. Mas vale a pena ficar atento a outras alternativas para analisar qual é a mais vantajosa para o seu bolso.

Para quem não tem pressa na compra do bem, o consórcio de imóveis, por exemplo, pode ser uma alternativa muito mais econômica. Considere em sua pesquisa opções cooperativas como esta.

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

Com o Crédito Imobiliário do Sicoob Credpit, financiar seu imóvel residencial novo ou usado está mais perto do que você imagina. Você compra sua casa agora e tem até 30 anos para pagar com as taxas mais justas do mercado. Fale com o seu gerente.

Blog Sicoob Credpit

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *