Comemorada no segundo domingo de agosto, a data envolve afeto, demonstrações de carinho, família reunida e, claro, presentes.

 

O Dia dos Pais vem aí. As semanas que antecedem a comemoração do dia 11 de agosto podem significar mais lucro e um grande movimento para o comércio. Sendo uma das cinco datas mais esperadas do ano, é responsável por aumentar as vendas cerca de 3% ao ano, já que filhos(as) e companheiras(os) saem à procura de lembranças inesquecíveis para os pais.

E seja para oferecer um serviço especial, ou para sugerir um presente único, a sua empresa precisa estar preparada para atender a todo tipo de demanda dos mais variados perfis. Por isso, o Sebrae preparou inúmeras dicas para que neste Dia dos Pais a sua empresa também saia ganhando.

Experiência gastronômica: saiba como preparar o seu restaurante

Os restaurantes ainda são a primeira escolha de muitos na hora de comemorar datas especiais como o Dia dos Pais. Portanto, o empreendedor deve se preparar para um aumento no volume de clientes e talvez reservar cadeiras e mesas extras. Contar com mais funcionários também é uma boa solução para atender a todos sem grandes esperas e com qualidade no atendimento.

Que tal elaborar menus especiais? A personalização desse serviço pode ser o diferencial na hora de o cliente optar pelo estabelecimento. Crie combos incluindo prato principal, bebida e sobremesa, por exemplo, ou até mesmo prepare uma seleção de pratos especiais que dê direito a uma garrafa de vinho ou espumante. Oferecer mimos também é uma boa maneira de se destacar. Presenteie os pais com um drinque de boas-vindas ou uma sobremesa por conta da casa.

Atenção no atendimento: treine a sua equipe

Nessas datas, o volume de clientes costuma ser maior, portanto preparar funcionários é uma das prioridades. Lembre-se de que um bom atendimento é essencial não só para a satisfação dos clientes mas também para a fidelização desse público. Características como agilidade, empatia e atenção devem ser reforçadas.

Conhecer a fundo os serviços oferecidos pela empresa também é fundamental na hora de efetivar uma venda. Um funcionário preparado para descrever e oferecer os produtos certos de acordo com a necessidade do cliente faz toda a diferença.

Comunicação visual: faça sua loja ser notada

Investir em uma boa campanha pode ajudar na hora de chamar a atenção dos clientes. Usar as redes sociais como Instagram ou Facebook para divulgar as ofertas e promoções especiais para o dia garante que o público saiba que vai encontrar o serviço que procura. Imagens que representam a família, além de divulgar os serviços e produtos, podem criar sentimento de afinidade e construir laços com os clientes.

Preparar a vitrine também é importante, pois ela é o cartão de visita da sua loja e, quando bem elaborada, ajuda a convencer o consumidor a entrar. Por isso, procure contextualizar o layout com a temática, pensando também na disposição dos produtos, organização das cores e trabalhando a iluminação.

De acordo com pesquisa de intenção de compras do Dia dos Pais 2019 produzida pela Social Miner em conjunto com a Opinion Box, 38,2% dos consumidores citam o preço como fator que os levaria a comprar em lojas que não conhecem ainda. Logo, essa deve ser uma informação bem disposta nas vitrines e pode ser o fator decisivo para o consumidor na hora de optar pelo seu estabelecimento.

E-commerce: considere as lojas online para atingir mais clientes

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a previsão é de que em 2019 haja um crescimento de 16% nas compras online em relação ao ano de 2018. Seja pela expansão da cobertura de internet, seja pelo número cada vez maior de usuários de smartphones, o fato é que consumir produtos sem sair de casa vem sendo uma atividade cada vez mais popular nos dias de hoje.

Portanto, investir em e-commerce pode ser uma boa ideia para quem quer atingir um público ainda maior.

Além disso, a internet já virou estratégica para a venda de qualquer produto. De acordo a Abcomm, as empresas de comércio eletrônico no Brasil faturaram mais de R$ 65 milhões em 2018, configurando um crescimento de 12% do setor em comparação com 2017. Só no ramo de moda e acessórios, o crescimento foi de 45%, segundo pesquisa da Nuvem Shop.

Fidelização: a saga da conquista de clientes

Exclusividade e vantagens são bons atrativos para quem quer fidelizar clientes. Elabore promoções e campanhas voltadas para quem é cliente VIP, por exemplo.

Fidelize também quem já é seu consumidor. Envie e-mails com conteúdos relevantes para seus clientes e que demonstrem como eles são importantes. Além disso, comunicar o recebimento de produtos recém-lançados aumenta as chances do retorno do consumidor.

Defina o meio de comunicação/rede social em que a sua campanha será lançada. Uma boa ideia é fazer um mix em redes sociais, como integrar o Instagram + Facebook, Facebook + site. Dessa forma, você poderá estar presente em todo o processo de compra do seu cliente, desde o início até o pós-venda.

Fortaleça o relacionamento e utilize o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e a ouvidoria para acelerar a manutenção do contato com os consumidores, fazendo-os perceber a atenção que lhes é direcionada.

Invista em CRM: o Customer Relationship Management é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que reúne dados e informações sobre as preferências do consumidor. Com ele, pode-se prestar um atendimento especializado e melhor por meio da tecnologia da informação.

Fonte: Sebrae

 

 

 

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