Quando um casal aprende a compartilhar sua vida financeira e passa a fazer planos juntos, torna-se muito mais forte e tem possibilidade de construir um patrimônio bem mais sólido. Afinal de contas, poderão organizar seu planejamento financeiro a dois, terão motivação para controlar melhor suas despesas e vão buscar alternativas consistentes para poupar e investir.

Momento de investir?

Quando se fala em investimentos, é sempre importante avaliar, primeiro, a realidade do casal, reunida em alguns aspectos principais:

  • situação financeira– estão com o seu orçamento em dia? Caso as contas fechem no vermelho, utilizem sempre o cheque especial ou parcelem muitas compras, adiando pagamentos, é preciso, primeiro, rever esta situação.
  • planos– o que o casal pretende fazer com o dinheiro investido? É fundamental estabelecer um objetivo de cada vez, determinando um prazo para alcançá-lo. O valor a alcançar e o prazo para realizar a meta definem o tipo de investimento mais adequado.
  • fundo de reserva– antes de começar a investir com olhos no longo prazo, é recomendável construir uma reserva de emergência. Para esta finalidade, o casal deve optar por investimentos conservadores, pois se trata de um dinheiro que não podem perder, e precisam ter à sua disposição rapidamente, no caso de uma eventualidade.
  • perfil– como vocês encaram o risco? Ambos têm muito medo de perder dinheiro? Dormiriam tranquilos se investissem em ações, por exemplo, vendo as oscilações comuns deste tipo de investimento?
  • grau de educação financeira– são consumidores responsáveis e bons poupadores? Conhecem as diferentes modalidades de investimentos? Estão suficientemente informados a respeito?

Cuidando do seu dinheiro

É bastante natural, quando se começa a investir, sonhar alto, olhando sempre para os casos muito bem-sucedidos, de pessoas que ficaram realmente ricas aplicando seus recursos da maneira correta. Embora isso aconteça na prática, não é algo que ocorra da noite para o dia: é preciso conhecimento, dedicação e trabalho neste segmento para atingir bons resultados.

Comecem devagar, informem-se, conversem sobre o assunto e avaliem as opções existentes. Procurem diversificar a carteira de investimentos, visando minimizar riscos, sobretudo no início.

Fonte: Finanças Práticas

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br