Evitar aquela “olhadinha” na promoção se não for comprar, entrar apenas nos estabelecimentos que realmente interessam, avaliar a real necessidade de determinada compra. Essas são apenas algumas dicas para evitar gastar dinheiro por impulso nas lojas físicas.

Mas e na internet? E-consumidores também estão sujeitos às compras impulsivas?

Tentação em um clique
Por estar menos envolvido sensorialmente do que na loja física, pode ser mais fácil evitar as compras por impulso na rede.

Em contrapartida, a facilidade, a rapidez e a segurança de ter o sonhado produto (e muito mais) em “apenas um clique” exigem certo controle. Confira as dicas!

  • Pesquise: assim como nas lojas físicas, a pesquisa de preço também é indicada na internet. Assim, procure o produto em várias lojas antes de efetuar a compra. Se for uma vontade momentânea, ela deve passar enquanto faz essa busca.
  • Defina: compre apenas o que realmente precisa. Evite a tentação de comprar determinado produto só porque ele aparece entre os mais vendidos ou porque ele está com aquele preço promocional imperdível.
  • Confira: como não dá para sentir e tocar o produto, pesquise as características dele, verifique se estão de acordo com sua necessidade e não compre apenas para seguir a moda.
  • Pense: evite comprar rapidamente. Crie o hábito de pensar e avaliar a compra antes de efetuá-la. Normalmente, quando a compra é mais por vontade do que por necessidade, quando você dá uma pausa, você evita agir por impulso.

Na rua ou na rede, o importante é planejar. Ser consciente na hora das compras evita gastos desnecessários, dores de cabeça e faz muito bem para a saúde… do seu bolso!

Fonte: Finanças Práticas

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br