A campanha do Natal é uma das mais longas no varejo. Planeje suas ações, mude e inove elementos da vitrine e crie um clima de encantamento e fraternidade.
Ilumine a fachada da loja
- Utilize a fachada inteira da loja. Dê destaque com mini lâmpadas para que todos entrem no clima de Natal.
- Outra possibilidade é utilizar os pisca-piscas com controladores, que fazem diferentes desenhos conforme a configuração escolhida.
- O brilho das iluminações se destaca onde quer que esteja e chama a atenção.
- Mesmo que não seja com lâmpadas especiais, ilumine sua fachada. Estão disponíveis no mercado diversas opções de iluminação de Natal.
- O que vale é destacar a sua loja e comemorar as boas vendas nessa data tão importante.
Utilize a vitrine para contar a história do Natal
Conte a história do Natal. Acrescente objetos inusitados à vitrine como bonecos de Papai Noel e seus ajudantes, feitos de material alternativo, réplicas de renas feitas de placas de papelão etc. Isso atrai curiosos, que chegam a tirar fotos de suas vitrines. Eles, claro, acabam entrando na loja.
Movimento e organização
No Natal, o movimento de pessoas pela loja é grande e os produtos são constantemente manuseados e alterados de lugar. Organize sua equipe de forma que sempre tenha alguém responsável por manter a loja em ordem e os produtos nos lugares certos, para não perder vendas.
Eventos especiais
Conforme sua área de atuação no varejo, organize eventos especiais, como:
- Coral natalino
- Dia das receitas natalinas
- Workshop de decoração natalina
- Concurso de Papai Noel mais criativo
- Cãominhada natalina
- Campanha doe um brinquedo para crianças carentes
Utilize o vale-presente
Muitas lojas têm utilizado este recurso para aumentar as vendas no final de ano e também evitar os incômodos das trocas de presente, algo típico após o Natal.
Funciona assim:
- No mesmo formato de um cartão de crédito, você oferece cartões com vários valores para o cliente escolher.
- Ele paga o valor impresso no cartão e depois pode utilizá-lo na loja física ou mesmo, na loja virtual.
- O objetivo é o cliente presentear alguém de seu relacionamento, um parente ou amigo.
- A grande vantagem do vale-presente é que sua loja terá a oportunidade de atender e conquistar novos clientes.
Incremente a ação
Faça um delivery. Remeta o vale-presente para o amigo ou o parente que será presenteado.
Além de ganhar um cliente novo, você também já ganha parte do banco de dados do presenteado, ou seja, o seu endereço e dados de contato.
Boxing Day
Boxing Day é o termo utilizado em vários países de língua inglesa para descrever o dia seguinte ao Natal, geralmente, 26 de dezembro, exceto quando o dia 26 cai em um fim de semana. Nestes casos, o Boxing Day é adiado para a próxima segunda-feira.
Neste dia, as sobras de mercadorias do Natal de numerosos estabelecimentos comerciais entram em liquidação, sendo vendidas por preços significativamente menores do que os originais.
Planeje a ação
Defina claramente qual é o objetivo da ação. É desovar o estoque? Abrir espaço nos estoques para novas mercadorias? Chamar a atenção dos clientes para uma determinada linha de produtos? Ou atrair e trazer novos consumidores?
Métricas/avaliações
Em seguida, determine qual o volume de produtos que você quer vender? Em quanto tempo? Com base nisso, é possível definir melhor o mix de produtos que terão os preços reduzidos e quão agressivos serão os descontos.
Estratégias
Há várias estratégias de promoção, como oferecer descontos-padrão para uma categoria de produtos, descontos para a loja toda por um determinado período, uma simples redução de preços, cupons de desconto para itens individuais etc.
Público-alvo
Quem você quer atingir no Boxing Day? Se a ideia é reativar clientes antigos da base, então a estratégia é fazer uma comunicação dirigida por e-mail ou até por telefone.
Se o objetivo for trazer novos clientes, será fundamental saber quem é esse potencial cliente e onde ele poderá ser encontrado, para mobilizar os recursos corretos. Fatores como idade, sexo e perfil de consumo vão influenciar no tipo de produto a ser oferecido e nos canais de divulgação.
Custos
Antes de baixar os preços, avalie a sua margem de lucro e outros fatores que possam impactar no custo final. Tenha sempre plena certeza de que a promoção do Boxing Day não trará prejuízos para o negócio.
Comunicação
Como será a divulgação? Via e-mail marketing para a base atual de clientes ou via mídias sociais? Irá investir em propaganda para atrair novos consumidores? Se esse for o caminho, quais são os veículos certos para se chegar ao cliente desejado?
Saiba mais
Fonte: Sebrae
Compartilhe isso: