Dicas para reduzir despesas com celular, combustível, alimentação e outros.

 

Precisa economizar? Quer fazer sua poupança crescer? Está pensando em juntar dinheiro para pagar uma dívida ou realizar um sonho? Pois então, é bom ficar atento aos seus gastos habituais.

É mais comum repararmos em nossas contas quando compramos algo de alto valor ou fazemos uma prestação. Porém, os gastos do dia a dia e as contas essenciais podem representar uma grande fonte de despesas.

Afinal, quanto você gasta por mês com alimentação? Qual a sua média de gastos com assinatura de celular, TV ou internet? Quanto costuma ser a sua fatura do cartão de crédito? Quanto você paga por sua conta bancária?

Acompanhar seu orçamento regularmente é uma atitude básica para quem quer gastar menos e fazer o dinheiro sobrar no final do mês. Agora, quer outras dicas para conseguir colocar a economia em prática no dia a dia? Veja só:

Como economizar com alimentação?

Supermercado, restaurante, lanchonete, padaria, bar… se você somar tudo, seus gastos com alimentação podem ser até maiores do que imagina. Mas, calma. Não precisa fazer dieta para economizar na alimentação.

A primeira dica é reparar melhor no que você realmente consome e começar a levar uma lista de compras toda vez que for ao mercado. Assim, você evita comprinhas extras.

Se for fazer uma compra maior (as compras do mês, por exemplo), também é válido dar uma olhada rápida nas suas contas antes de sair de casa para ter uma ideia de quanto pode gastar.

Outra boa dica é ficar atento à conservação e ao reaproveitamento de alimentos para evitar os desperdícios. Confira estes 30 truques para conservar, reaquecer, aproveitar melhor o que você come e economizar e também estas 15 receitas com cascas e talos de frutas, verduras e legumes.

Quer mais um bom conselho? Economize nas compras fazendo uma horta em casa, assim você pode ter sempre algumas hortaliças fresquinhas à mão, o que também contribuiu para a sua saúde.

Aliás, lembre-se que cozinhar em casa costuma ser mais econômico do que comer fora. Então, você também pode considerar a possibilidade de levar marmitas para o trabalho ou, pelo menos, levar alguns lanches para não gastar tanto com o almoço.

Como economizar combustível?

Para gastar menos com combustível, é importante estar atento ao bom estado do motor e dos pneus do seu carro. Evitar sobrecarregar o carro com peso extra e evitar o uso do ar-condicionado são outras boas dicas. E você ainda pode adotar algumas táticas de direção que ajudam a economizar no tanque.

Para começar, desacelere. Passar dos 90 km/h aumenta significativamente o gasto de combustível. Também é importante trocar as marchas no tempo certo e evitar freadas bruscas.

Agora, a melhor forma de economizar combustível, certamente, é deixando o carro em casa quando possível. Por isso, experimente também fazer alguns trajetos de bicicleta ou a pé, quando for viável, e combine caronas com vizinhos, parentes e amigos, se for o caso, assim todos economizam.

Como economizar na conta de celular, de TV e de internet?

Pode ser que você tenha um plano estilo combo que inclui todos esses serviços ou, quem sabe, apenas um pré-pago. De qualquer modo, a primeira dica é ficar atento ao seu perfil de consumo, seja anotando todas as suas recargas ou refletindo exatamente sobre o que você costuma assistir e acessar.

Se você é um ativo usuário de internet, por exemplo, é melhor procurar um plano com um bom pacote de dados. Se você gosta de conversar por telefone, um plano de ligações ilimitadas pode ser mais indicado. Quer dizer, o ideal é ter um plano que se adeque ao seu perfil de consumo.

E isso também vale para a TV por assinatura. É verdade que as operadoras geralmente tentam embutir os mais diversos canais e fazer combos incluindo serviços que muitas vezes não utilizamos. Mas você tem todo o direito de negociar ou trocar de operadora se for o caso.

Pesquise o(s) plano(s) mais adequado(s) para seu perfil de consumo, evitando pagar pelo que não utiliza. Compare preços. Negocie. E fique atento antes de fechar o contrato, principalmente, à cláusula de fidelidade.

Como economizar com o cartão de crédito?

Há quem condene o uso do cartão de crédito. Mas com um pouco de organização, ele pode até se tornar um aliado do seu planejamento financeiro. A questão é fazer um acompanhamento constante dos seus gastos. E não contar com o limite do cartão como se fosse uma renda extra.

Você pode até concentrar todos os seus gastos no cartão de crédito para poder aproveitar os pontos e descontos ou milhas que ganha. Em todo caso, dá para ficar sempre de olho na sua fatura, de onde você estiver, pelo Internet Banking ou pelo aplicativo da sua instituição financeira.

Assim, você evita surpresas no valor a pagar. Afinal, é muito importante pagar sempre o valor total da fatura, para não entrar no rotativo do cartão e acabar com uma despesa ainda maior.

Ou seja, a melhor dica para economizar com o cartão de crédito é ter organização, controlando com frequência os seus gastos.

E você ainda pode buscar um cartão sem anuidades, que ofereça prazo extra sem pagamento de juros, entre outras vantagens. Pesquise, compare, negocie. Aliás, tem mais uma dica relacionada a esse assunto; veja:

Como economizar com sua conta bancária?

Você sabe quanto gasta com sua conta bancária? Sabe o valor dos serviços financeiros que utiliza? Assim como nos planos de celular, TV e internet, também é bom ficar atento, pois você pode estar pagando por serviços que nem usa.

Então, a primeira dica é dar uma boa olhada no seu extrato para saber quanto está gastando e tentar negociar com seu gerente, se for o caso, para diminuir essas despesas, adequando-as ao seu perfil.

Agora, quer saber um jeito de economizar e ganhar mais com sua conta bancária? Descubra o diferencial de ter uma conta em cooperativa, instituições financeiras que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional e cobram taxas bem menores por serviços e produtos similares aos de bancos comuns. Sem contar as sobras que você pode receber e a própria cultura cooperativista. Vale a pena conferir.

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

 

Blog Sicoob Credpit

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *