Funcionalidade e vantagens do cartão de crédito virtual.

 

Apesar do “dinheiro de plástico” já ter se tornado parte do dia a dia dos brasileiros, ainda há muita gente que evita fazer compras online no cartão por ter medo de clonagem e outras fraudes. Para garantir mais segurança nesse tipo de transações e oferecer mais comodidade aos usuários, é que surge o cartão virtual.

Essa ferramenta funciona como uma extensão do seu cartão físico para uso em ambientes virtuais. Sua conta, seu limite total de crédito e sua fatura continuam sendo os mesmos.

Só que, com o cartão virtual, você consegue fazer suas compras pela internet com mais segurança. E essa não é a única vantagem desse meio de pagamento. Confira:

Como funciona?

Além dos bancos digitais, muitos bancos tradicionais e muitas cooperativas de crédito já oferecem os cartões virtuais. Em geral, basta acessar o Internet Banking ou o aplicativo da sua instituição financeira para gerar o seu ou, caso seja necessário, para excluí-lo ou bloqueá-lo.

Normalmente, o cartão virtual é temporário. Em alguns casos, a própria instituição financeira determina por quanto tempo ele ficará ativo, o que costuma variar entre 1 e 2 dias. Em outros, é você que escolhe a validade.

Um exemplo de cartão que oferece mais flexibilidade nesse sentido é o Sicoobcard – o cartão dos associados ao maior sistema cooperativista financeiro do país, o Sicoob. Neste caso, é possível gerar quantos cartões virtuais forem necessários, escolhendo entre cartão de compra única (com limite e validade definidos por você) e cartão de compra recorrente, no caso de cobranças mensais online (assinaturas, por exemplo).

O limite a ser disponibilizado no cartão virtual, normalmente, também fica a sua escolha. É claro que esse limite não pode ser maior do que o seu limite total de crédito. Aliás, se a ideia é garantir mais segurança, o ideal é estabelecer valores moderados para finalidades específicas. Vamos falar mais sobre isso:

Por que é mais seguro?

O grande diferencial do cartão virtual é que ele possui um número e um código de segurança diferentes daqueles que constam em seu cartão físico. Então, quando você vai fazer uma compra online usando o cartão virtual, você não tem que fornecer os dados do seu cartão original e fica protegido contra tentativas de clonagem e outros golpes.

O fato de que esse meio de pagamento tenha uma duração mais limitada e um valor de saldo menor também contribui para que o cartão virtual seja uma alternativa mais segura.

Se for necessário cancelar ou bloquear um cartão virtual, o procedimento também costuma ser bem mais simples do que no caso do cartão de crédito comum. O próprio usuário pode realizar o bloqueio ou cancelamento com apenas alguns cliques.

Há outros benefícios?

Sim. Além de permitir fazer compras pela internet com mais segurança, o cartão virtual também se destaca por exigir menos burocracia. Você mesmo pode gerar o seu em poucos minutos e usá-lo imediatamente, se quiser, sem precisar esperar pela chegada do cartão, sem necessidade de desbloqueio e, em geral, sem custos pela geração de novos cartões, quando necessitar.

Caso o seu cartão físico seja perdido ou roubado, por exemplo, você também usar o cartão virtual como um meio de pagamento alternativo, para resolver pendências urgentes, enquanto a 2ª via do cartão original não chega.

Além disso, algumas instituições financeiras permitem que o usuário tenha total controle do seu limite para distribuí-lo entre o cartão físico e o(s) virtual(is) e algumas pessoas aproveitam essa possibilidade para reduzir o limite do cartão físico, por segurança, para evitar maiores dores de cabeça em caso de roubo ou furto.

Que tipo de transações é possível fazer?

O mais recomendável é gerar o cartão virtual para um fim específico, pode ser para uma única compra ou para um serviço de cobrança recorrente. Em todo caso, estamos falando de transações online. Alguns exemplos:

• Compras por e-commerce;

• Compras de infoprodutos;

• Reserva de hospedagens;

• Compra de passagens aéreas;

• Cadastro em sites que exigem pagamento;

• Cadastro em aplicativos;

• Assinatura de serviços digitais, etc.

É válido dizer também que algumas instituições não recomendam utilizar o cartão virtual em compras que exijam uma posterior apresentação do mesmo para a leitura de tarja ou identificação (como na compra de ingressos, por exemplo). E no caso de cartões exclusivos para compras únicas não é possível usá-los para a assinatura de serviços de cobrança recorrente.

Existem opções de cartões com mais vantagens?

Sim. É claro que o cartão virtual está vinculado à sua conta bancária e, portanto, à sua instituição financeira. Só que existem instituições financeiras que têm como objetivo principal justamente oferecer mais benefícios a todos os seus usuários: as cooperativas de crédito (também chamadas de cooperativas financeiras).

Os produtos e serviços financeiros são como os de um banco comum. Mas as cooperativas não têm fins lucrativos. O verdadeiro propósito da instituição é beneficiar a todos os cooperados.

A cobrança de taxas justas (muito menores do que as de bancos tradicionais), a gestão democrática com a participação de todos os cooperados e a distribuição de sobras proporcionais em caso de resultados positivos são algumas das maneiras que as cooperativas financeiras têm de prover essas vantagens aos seus associados.

Portanto, quem se associa a uma cooperativa assim paga menos por produtos e serviços financeiros e, aliás, pode saber exatamente o quê e quanto está pagando. Mais do que isso: pode ajudar a decidir as políticas da instituição. Tem direito ao voto igualitário e à informação. E também tem direito a sobras proporcionais a sua participação, de acordo com os resultados anuais.

Ou seja, você controla melhor seus gastos e pode até acabar ganhando mais.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.

Fonte: O Seu Dinheiro Vale Mais

 

 

Blog Sicoob Credpit

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *