Provavelmente você já conhece ou ouviu falar do Sicoob, certo? O Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil que possui, hoje, mais de 5 milhões de cooperados em uma rede de atendimento em todos os estados do país. Mas você sabe exatamente como funciona o conceito do cooperativismo financeiro?

Vamos por partes e começar do início: na definição do dicionário Michaelis, cooperativa é uma associação de consumidores ou produtores, com igualdade de direitos que, eliminando intermediários, desenvolve atividades econômicas ou prestação de serviços, em benefício dos associados, sem a previsão de lucro.

Já o conceito cooperativismo financeiro nada mais é do que uma instituição organizada sob a forma de sociedade cooperativa, ou seja, uma organização mantida pelos próprios sócios que exercem, ao mesmo tempo, o papel de donos e usuários. Porque, para lidar com dinheiro, investimentos e demais assuntos financeiros, você não possui apenas os bancos tradicionais como única opção. Uma cooperativa de crédito está autorizada a oferecer serviços como conta corrente e empréstimos, com o diferencial de que todos os associados têm poder igual de voto independente da sua cota de participação no capital social da cooperativa e todos se beneficiam de forma mais direta e transparente.

Para ficar ainda mais claro, o Sicoob criou um vídeo bem detalhado sobre esse conceito. Confira abaixo:

 

 

E pode ficar tranquilo porque o Banco Central autoriza e supervisiona o funcionamento das cooperativas de crédito em todo o Brasil, ao contrário de cooperativas de outros ramos como transporte, educação e agropecuária que não possuem essa chancela. Além disso, o seu investimento também está protegido pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) que é uma proteção a esse modelo de sistema financeiro. O FGCoop foi criado para garantir e igualar as condições de competitividade das cooperativas de crédito com os outros bancos e instituições financeiras tradicionais. E os bancos cooperativos ainda estão inseridos na legislação e regulamentação aplicáveis aos bancos comerciais e aos bancos múltiplos em geral.

Bom, agora que você já compreendeu os conceitos básicos sobre o cooperativismo, acompanhe essa nova série de conteúdos que trarão novos conceitos e aprofundamento para você conhecer, se familiarizar e compartilhar uma nova maneira de lidar com as questões financeiras da sua vida e dos seus negócios. Compartilhe com a família e amigos e venha fazer parte do Sicoob.

Fonte: Blog Sicoob

 

 

Avatar photo

Postado por Blog Sicoob Credpit

Este blog é um canal de comunicação oficial do Sicoob Credpit - www.sicoobcredpit.com.br